segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A poesia viva de Manuel Bandeira reunida no livro 'O Ritmo Dissoluto' da Global Editora

Considerado o primeiro grande livro de poemas de Manuel Bandeira, "O Ritmo Dissoluto" representa o amadurecimento do poeta de Pasárgada, que, nesta composição, encontra e domina uma fala mais pessoal e mais intimista com os personagens e situações retratadas.
Publicada anteriormente como parte do volume Poesias, de 1924, acompanhada de dois livros anteriores (A cinza das horas, de 1917, e Carnaval, de 1919), a obra, lançada agora pela nossa parceira Global Editora, com apresentação de Alcides Villaça, traz alguns poemas célebres de Bandeira como “Na Rua do Sabão”, “Berimbau” e “Os sinos”, além de um caderno iconográfico com a capa da primeira edição do volume Poesias, fotos do poeta e uma resenha sobre o livro publicada em 1925 no jornal Correio da Manhã. 
O livro promove um feito definitivo de Bandeira: a apropriação do poético que o toma de súbito, na força insuspeitada de um momento significativo que passaria sem registro se não fosse a absorvente presença de quem o reconhece, o acolhe e o formaliza com fluência natural.

[...]
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!
—Eh, carvoero!
Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados![...] 
(Meninos Carvoeiros, p.51)

Nesses poemas, o poeta olha para fora e absorve, recriando-a, a intensidade das vivências mundanas, a poesia do que está a nossa volta e que perdemos por falta de atenção, de abertura afetiva de linguagem.
O próprio Bandeira considerou-o uma “transição [...] para a afinação poética dentro da qual cheguei, tanto no verso livre como nos versos metrificados e rimados, isso do ponto de vista da forma; e na expressão das minhas ideias e dos meus sentimentos, do ponto de vista do fundo,à completa liberdade de movimentos”.

Para conhecer mais desta obra inspiradora, clique agora no banner abaixo da Livraria da Folha e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário