sábado, 13 de dezembro de 2014

Símbolos famosos que perderam seus significados originais

Os símbolos fazem parte da identidade histórica da humanidade que parece sempre necessitar deste tipo de representação para sentir-se parte de algo maior. Seja na forma de um emblema, slogan, bandeira ou até mesmo no rosto de um mártir, as pessoas sentem um constante impeto de empunhar e representar ícones das mais variadas ideias. Por um outro lado, muitas vezes pode ocorrer de um símbolo ser adotado de forma incorreta para representar alguma facção que deturpe, ou até mesmo transforme, o seu significado original, passando uma ideia totalmente diferente do seu real propósito. Como exemplo podemos citar a imagem do Che Guevara, a Cruz Invertida, o Símbolo da Paz e outros modelos que citamos numa postagem anterior sobre Símbolos Famosos que não Significam exatamente o que você Imagina.

A maioria desses símbolos existem há muito tempo, de forma que seus contextos podem ter mudado drasticamente ao longo dos séculos, podem ter concebido um significado oposto, ou até mesmo desaparecido completamente. O que leva muitos oportunistas a divulgar grotescas besteiras sobre certos distintivos.
Para sanar de vez algumas dúvidas, veja abaixo alguns símbolos famosos que com o tempo perderam o seu significado original.

✔ Caduceu
O também conhecido como: "Cajado de Hermes", é frequentemente utilizado por várias organizações médicas. Normalmente, ele é retratado como um cajado com asas e duas serpentes entrelaçadas. No entanto, cada vez que você olhar para este sinal, você está visualizando um erro. A ligação do Cajado de Hermes com a medicina, na verdade, deveria ser atribuída a Asclepius, que não tinha asas e ostentava apenas uma cobra em sua representação. Asclepius era o antigo deus grego da medicina e da cura, o que faria mais sentido o seu símbolo ser usado no sistema de saúde.
O erro é culpa dos médicos militares americanos que, cerca de 100 anos atrás, confundiram os dois personagens mitológicos na hora de escolher um símbolo para representar a divisão médica do exército. Devido ao fato, o caduceu, acabou ganhando um novo significado em grande parte do ocidente. Já em outros países o símbolo representa o comércio, já que Hermes era patrono dos mercadores e comerciantes.

✔ Os Chifres do Capeta
Atualmente, os "chifres do diabo" são mais comuns em shows de Heavy Metal, e tem sido cultuado durante mais de duas décadas. O divulgador do gesto foi o roqueiro Ronnie James Dio. Talvez você fique surpreso em saber que este símbolo existe desde tempos imemoriais, e não tem qualquer associação real com o satanismo. Na verdade, este é um gesto de cura que muitas vezes era utilizado por pessoas supersticiosas. Ronnie aprendeu o verdadeiro significado deste gesto com a sua avó. 
De uma forma positiva,  o popular "chifres do diabo" é mais antigo do que se imagina, e era usado basicamente para afastar o mal. Mesmo não tendo ligação com Satanás, ainda assim é prudente ter cuidado ao exibi-lo, em muitos países bálticos o gesto é um ofensa que se exibe para conjugues traídos. Ou melhor, chifrados.

Estrela de David
Considerado o símbolo mais comum do judaísmo. No entanto, em contraste com elementos como o menorah, ou shofar, a estrela não é exclusivamente um símbolo judaico. Antes de se popularizar desta forma, a estrela também aparece no budismo, hinduísmo, jainismo, e assim por diante. Parece que no hinduísmo, essa estrela foi usada por mais tempo do que em outras religiões. Para os hindus, esta estrela simboliza o anahata, o quarto chakra primário, um dos pontos de energia no corpo. 
Não se sabe se todos estes símbolos possuem uma origem comum ou, mais provavelmente, eles criaram vários significados de forma independente com o tempo. É uma figura hexagrama simples em que triângulos formam um hexágono com a estrela de seis pontas no meio. Ainda que o povo judeu tenha começado a usar a estrela há muitos séculos atrás, até 1897 não era considerado um símbolo oficial da nação.

✔ Crânio com Ossos Cruzados
Este símbolo tem dois valores bem estabelecidos que são conhecidos por todos hoje em dia. Em primeiro lugar, ele alerta a presença de 'veneno'. Este sinal é colocado em recipientes de produtos químicos e outras substâncias perigosas para as pessoas, para que não bebam acidentalmente. Em segundo lugar, há um outro significado histórico para o símbolo, a bandeira de piratas. Geralmente representada por um crânio com ossos cruzados, embora a maioria dos piratas famosos, na verdade, tinham suas próprias bandeiras pessoais.
No entanto, na Espanha, este símbolo foi usado mais frequentemente para indicar um cemitério. Hoje ainda é possível encontrar algumas velhas igrejas com uma caveira e ossos cruzados sobre elas por lá. Os piratas realmente adotaram este símbolo para si, mas só porque ele já era conhecido por estar associado com a morte, e, conseqüentemente, temido.

✔ Suástica
Você está totalmente equivocado se pensa que a suástica está associada exclusivamente aos nazistas. É uma pena, porque a suástica (também conhecida como "gammadion" ou "cruz grega") é  um dos símbolos universais mais antigo do mundo.
Ela está presente em várias religiões, como o budismo, hinduísmo, jainismo, e também foi usado por muitas civilizações antigas como os gregos, egípcios, romanos e até pelos celtas. Esta presente mesmo em cerâmicas antigas que precede a história oficial da humanidade. Algumas das imagens mais antigas de suásticas aparecem no hinduísmo, onde a suástica é um símbolo do deus Vishnu. 
Ela pode ter significados diferentes, dependendo do lado que está dirigida a sua rotação. Girando no sentido horário, é um símbolo de Vishnu. No sentido anti-horário, o símbolo da deusa Kali.  Em nossa era, a suástica teve diversas outras aplicações antes de tornar-se ligada ao nazismo. Antes disso ela foi usada em todos os lugares, era um símbolo de lavanderias na Irlanda, foi logo da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, e até já foi usada como emblema da Força Aérea Finlandesa.

Veja Também:
Símbolos famosos que não significam exatamente o que você imagina
- Conheça algumas Espadas Históricas e a lenda por trás delas
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário