sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

As Crônicas de Gelo e Fogo – A Tormenta de Espadas (George R.R. Martin)

Eis que depois de jurar a mim mesmo que jamais leria um livro sequer das volumosas edições desta brilhante saga, estou aqui humildemente novamente para resenhar a terceira parte dessa leitura arrebatadora. Estou me referindo, é claro, a 'As Crônicas de Gelo e Fogo – A Tormenta de Espadas' (editora Leya, 870 páginas), do 'sádico' autor George R.R. Martin. Para quem acompanha o universo de Guerra dos Tronos apenas pelo seriado exibido na TV a cabo, vale ressaltar que este único exemplar representa a terceira e quarta temporadas da série, e foi dividido justamente pelo seu tamanho físico e de grandeza perante os eventos narrados em A Tormenta de Espadas.
Na verdade, pouco tenho a acrescentar em relação aos textos anteriores onde já me expressei sobre o primeiro e o segundo livro da saga de Westeros. Apesar de ser o maior (em número de páginas) que li até agora, o autor ainda consegue manter a escala crescente de interesse do leitor com maestria, sem deixar a peteca cair em um único instante, tornando a leitura extremamente prazerosa e não uma tortura a ser finalizada, como normalmente se espera em livros deste porte.

Já a diferença entre a série e o livro (que é a curiosidade mais habitual) começam a ficar gritantes nesta altura do campeonato. Eu diria até que esta curva é o ponto ideal para aqueles espertinhos que, apenas com o conhecimento dos episódios da série televisiva, abusam de atalhos e preferem se poupar da fadiga de ler os dois primeiros volumes, pegando o bonde andando e embarcando no meio desta história incrível. Pelos mais diversos motivos, e acredito que enxugar o elenco de personagens seja o maior deles, muitas figuras tem funções, atividades e rumos alterados ao decorrer da série. Acredito que não haja nada que interfira diretamente no contexto final da história, mas ainda assim são mudanças pontuais que podem fazer toda a diferença para o orgulho de alguém que ostente o título de legítimo fanático pelos reinos de Westeros.
Para quem ainda pretende iniciar esta leitura, vale lembrar que a editora acaba de relançar as edições que estavam esgotadas, com novas capas e em um formato anatomicamente menor. De forma que ocupe menos espaço em sua prateleira.

Já comecei a leitura do quarto livro e planejo terminá-la antes da chegada da quinta temporada da série. Agora que emparelhei os livros com o seriado, estou ansioso para ter a experiencia inversa de assistir os episódios já tendo lido o livro e sabendo o que vai acontecer. Se é melhor ou pior, só o tempo (e a próxima resenha) dirá.

Para conhecer mais detalhes das terras de Westeros, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário