quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conheça o catálogo da Editora Tordesilhas, a nova parceira do DpM para 2015

O ano mal começou e a lista de editoras que acreditam no trabalho desenvolvido no DpM não para de crescer, desta vez foi a Editora Tordesilhas (que também integra a Editora Alaúde) que acaba de se agrupar ao nosso panteão de parceiros. Durante o ano você encontrará os livros do catálogo da editora em nossas dicas, resenhas e futuras promoções.
Conhecendo a Editora Tordesilhas...
Palavra de origem incerta (latina? árabe? castelhana?), Tordesilhas é o nome de uma cidade espanhola onde, ao longo dos séculos, culturas diversas se encontraram e reinos fizeram acordos. Designa sobretudo uma fronteira que marcou o nascimento do Brasil: o país é grande porque foi além dela. 
Com a literatura não há de ser diferente: por ela nosso entendimento chega a outros mundos – novos ou antigos –, supera a banalização típica da existência contemporânea, concilia ideias nunca pensadas juntas, percebe diferenças e nuances que o embotamento cotidiano obscurece, descobre palavras ou usos inusitados para elas, torna-se menos conformista ou seguro e, com certeza, mais humano.

Como selo editorial dedicado à literatura, o Tordesilhas se compromete com a diferença, revisitando com originalidade autores consagrados, revelando obras de tradições até agora pouco ou nada conhecidas, buscando o novo em passados bastante remotos, encontrando qualidade no que distraidamente se propõe apenas como entretenimento, selecionando na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Por meio do Tordesilhinhas, a versão infantil do selo, especialmente aberto à experimentação visual, ele está pronto para propiciar à criança a delícia de descobrir as letras. E seguirá pelo universo da ação e do mistério, tão afeitos ao imaginário da adolescência, até alcançar o infinito descampado por onde livremente transitam as literaturas de muitos tempos e culturas, num mundo sem fronteiras como é o do prazer de ler.

E para dar o ponta pé inicial nesta parceria, escolhemos destacar um dentre os vários lançamentos que a editora preparou para este mês:
✔  Melodia do Mal, de John Ajvide Lindqvist
O produtor musical Lennart Cederström, outrora componente de uma dupla de certo sucesso, juntamente com a mulher, Laila — ambos de meia-idade e vivendo quase no ostracismo – encontra num bosque, envolta em plástico, semienterrada e quase morta, uma diminuta recém-nascida.
Entre as décadas de 1970 e 1990, Lennart assiste a sua paixão pela música e o autoconferido talento deturparem-se, entregues à crescente indústria cultural, ao oportunismo de empresários e ao artificialismo das relações entre o público e seus ídolos. Agora, cansado e desprovido de sonhos, vê na menina a perspectiva de preservação da música em sua mais pura essência e um resgate da própria existência. Afastado da mulher e do filho, a quem despreza, faz da menina praticamente um projeto musical, instruindo-a e cercando-a da melhor música. A criança responde com surpreendente e quase milagroso talento, dotada de uma belíssima voz. Ao mesmo tempo, demonstra um peculiar interesse em “desconstruir” objetos, conceitos – e, como se vê depois, pessoas.
A esposa, Laila, ex-cantora, e agora uma obscura e abusada dona de casa, acaba aderindo ao projeto, incapaz de resistir ao fascínio emanado por aquele ser de beleza paradoxal. Assim, “Pequenina” ou “Estrelinha”, como a chama o casal (“Theres” para o filho deles, Jerry), é criada em segredo num porão, silenciosa e musical como nenhuma outra criança. À medida que cresce “longe dos males da sociedade”, ilumina e transforma a vida dos pais postiços... até revelar uma essência perturbadora e sanguinolenta.
O sueco J. A. Lindqvist volta com toda força no brilhante terror Melodia do mal, agregando mais uma obra aos outros dois títulos do autor publicados pela Tordesilhas. Sem pudor, Lindqvist constrói cuidadosamente seus personagens e cria uma atmosfera insuperavelmente lúgubre e assustadora para contar uma história que vai arrepiar até o último fio da nuca de qualquer leitor.

Para firmamos esta parceria de vez, pedimos aos nosso leitores que curtam a página da Editora Tordesilhas no Facebook, e quem quiser já ir se preparando para a overdose de qualidade literária que vem por aí, pode clicar aqui e dar uma conferida no expansivo acervo da editora e seus selos editoriais.

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário