quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Motivos pelos quais ninguém vai ao show da sua banda

Enquanto adolescente, se tem uma diversão que eu nunca me refutava em participar, eram as apresentações das bandas locais das cidades por onde morei. Foi assim que acabei acompanhando os shows de bandas como Planet Hemp, Autoramas, Los Hermanos, o Rappa e outras tantas, quando ainda estavam em início de suas atividades, e em uma época que eram pouco, ou nem um pouco, conhecidas. E de certa forma, isso faz eu me sentir parte desta história. 
Por um outro lado, também vi muitas bandas boas, com potencial, que podemos dizer que acabaram antes mesmo de realmente começar. E como me refiro a um tempo em que não era tão prático registrar som e imagem de um ensaio ou show, a maioria delas deixaram nada mais além de saudade como registro do seu trabalho. Um trágico fim.
Se você tem uma banda e vive este fato de cima do palco, queremos te ajudar a evitar esse tipo de morte pré-matura do Rock'n Roll (que já nasce com cara de abortado) e traduzimos aqui um artigo que encontrei escrito por Ari Herstand, um músico independente de Los Angeles, que explica alguns motivos pelos quais os shows das bandas locais andam cada vez mais vazio, e que talvez podem te encorajar a reverter este quadro.

✔ Você é bom?
Talvez você não seja assim tão bom. Desculpa, mas a maioria das bandas realmente não é. Alguns músicos preferem passar mais tempo reclamando da falta de espaço para tocar, do que gastando energia ensaiando em espaços apertados. Primeiro, seja bom no que se propõe fazer. Grave seus ensaios e shows e veja se você gosta de ouvir seu set de músicas. Se não, então porque você acha que outras pessoas perderiam tempo ouvindo?
Você não merece ser pago por algo que não sabe fazer direito. Sabe todos esses músicos que reclamam em tocar de graça? Bem,... Já pensou que talvez o 'nada' que recebem é justamente o que merecem pelo que tocam? Se você me fizer pagar para assistir um show de merda, mesmo que seja por apenas 10 reais, eu vou ficar puto e nunca mais pagarei novamente.

✔ Você toca com muita frequência?
Mesmo que a sua banda favorita se apresentasse toda semana na sua cidade, você não iria vê-los. Um show destes nunca será sua prioridade, já que você sempre poderá assistir o próximo show.
Se o seu show é raro, você pode cobrar um preço mais justo na entrada, que as pessoas pagarão sem problema. Eu recomendo o agendamento de um grande show local a cada 6-8 semanas. Isso lhe dá tempo suficiente para promover o evento e tentar agendamento apresentações em outras cidades nesse intervalo de tempo ocioso.

✔ Faça valer o evento
Você deve transformar cada show em um grande evento. Ao distanciar mais um show do outro, você pode bolar um tema e título para cada show e transformá-lo em um acontecimento divertido e comentado.
Crie um tema para os seus shows. Como exemplo, Ari Herstand cita um show que foi em que a ideia era escolher a ordem das bandas aleatoriamente, sorteando o nome da banda de dentro de uma cartola 10 minutos antes de cada apresentação. Ninguém (nem mesmo as bandas) sabiam quando tocariam, após uma apresentação, o organizador retirava da cartola o nome da próxima banda a tocar, e assim suscetivamente. O conceito principal era dar o mesmo destaque merecido a todas as bandas.

✔ Você está vendendo ingressos antecipados?
Vender ingressos antecipados é uma forma de incentivar a compra e fazer as pessoas se comprometerem a ir ao show. Torná-lo mais barato que o preço de portaria é outra forma eficaz de agir. Se você tem como obter alguns ingressos físicos, tente vende-los ou pedir as lojas de música local que sejam pontos de venda.
Não se envolva com promotores malandros que te dão 50 ingressos para vender e se você não conseguir, você tem que pagar a diferença. Isso é outra coisa.

✔ Saiba se auto-promover
Muitas bandas acreditam que é a casa [ou os promotores] que ficam encarregadas de fazer 100% da promoção de seus shows. O simples fato de listar seu show no calendário de uma casa famosa não faz com que as pessoas saiam de casa para assistir a sua banda. Saiba fazer a sua parte para ter uma casa lotada.
Se você é um ilustre desconhecido, por que eles deveriam investir dinheiro e esforço para te promover? Depois de embalar o lugar umas duas ou três vezes, aí sim tenho certeza que eles passarão a dar mais atenção e destaque ao seu trabalho.

✔ Não dependa apenas do Facebook
As pessoas estão cansadas de eventos pelo Facebook. É claro que o Facebook pode ser uma excelente ferramenta para ser adicionada aos seus esforços promocionais, mas não pode ser a única ferramenta a ser utilizada. Convidar todos seus amigos para um evento via Facebook é apenas um passo. Imprima materiais promocionais físicos, como pôsteres e panfletos. Nós vivemos em um mundo tão digitalizado que receber um convite no mundo concreto é muito aprazível, especialmente quando lhe é dado por um amigo.

✔ Quem não é visto, não é lembrado
Nas semanas que antecedem a qualquer show grande, saia mais de casa. Vá aos shows das bandas locais, shows grandes, festas de aniversário que você acabaria não indo. Qualquer coisa, apenas saia e vá falar com mais seres humanos no mundo real. Alguma hora alguém vai ficar sabendo que você é músico, e então perguntarão sobre seu próximo show, e é aí que você pode sacar um flyer de propaganda e fazer o convite pessoalmente.

Então aí está amigos, espero que esses passos possam ajudá-los em suas carreiras musicais! A cultura nacional tá precisando, e muito!!!

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário