quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

'A Inspiração', documentário narra a história da Geração Beat

A cultura Beat foi algo que arrebatou toda uma geração na década de 50, marcou um período histórico dentro da história da arte, e rendeu frutos que até hoje são colhidos por escritores iniciantes. 
Por ser um movimento fortemente ligado as raízes americanas, infelizmente é um pouco difícil encontrar referências sobre o tema aqui no Brasil. E foi por puro acidente que eu topei com o documentário 'A Inspiração: A História dos Beatniks e da Geração Beat' (1999), um registro completo sobre o início desse período fundamental para a literatura.
O filme é focado em apresentar como Jack Kerouac, William Burroughs e Allen Ginsberg se conheceram no final dos anos 40, a amizade consolidada entre eles, suas viagens e criações. O filme traz imagens de arquivo, produções que refletem a influência da cultura beat em outras vertentes, e os atores Dennis Hopper, Johnny Depp e John Turturro interpretando trechos das obras.

Quando fiquei ciente da existência deste documentário, logo iniciei uma implacável busca para assisti-lo. Por feliz coincidência, acabei descobrindo que o filme já foi exibido pelo canal GNT, e se encontra legendado e completo no youtube. Confira no vídeo abaixo:

A Geração beat (Beat Generation), ou movimento beat, é um termo usado tanto para descrever um grupo de norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos um termo pejorativo). Estes artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Muitos remanescentes hippies se auto-intitulam beatniks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Beat generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura".

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário