quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bandas que inspiraram seus nomes na literatura

Sabemos que a relação entre música e literatura é bem próxima, ou pelo menos já foi em dias de glória, e assim como muitos poemas formaram canções, muitos livros tiveram suas histórias cantadas. Você pode visualizar melhor os dois exemplos em postagens anteriores sobre Músicas inspiradas na obra de Tolkien, e Livros que inspiraram músicas do Iron Maiden.

Em outra faceta dessa relação 'música x literatura', também podemos levar em conta as bandas que foram batizadas com nomes inspirados em livros. Quando se tratava de buscar uma identidade que definisse um grupo, muitos músicos procuraram essa inspiração na literatura. Seja porque eram leitores dedicados e alguma obra tinha um significado especial para eles, ou apenas porque foi a primeira coisa que passou por suas cabeças, o que está claro é que, a influência da literatura é evidente na formação de algumas das maiores bandas de todos os tempos.
Abaixo você encontrará bandas de estilos diferentes com algo em comum, todas possuem nomes que derivam de algum livro, poema, personagem ou escritor da literatura.

The Velvet Underground
O nome da banda veio do título de um livro sobre sadomasoquismo escrito por Michael Leigh no início dos anos 60 (com exato titulo de "The Velvet Underground" ) que um amigo de John Cale encontrou jogado na rua.

Joy Division 
O nome vem do romance "A Casa de Bonecas" do escritor judeu Yehiel Feiner, que descreveu em sua obra as "Divisões da Alegria" como grupos de mulheres judias usadas como escravas sexuais pelos nazistas.

Primal Scream 
O nome do grupo escocês foi inspirado no título de um livro do psicólogo Arthur Janov, criador da terapia primal.

Alice in Chains 
A banda de rock foi nitidamente inspirada na obra "Alice no País das Maravilhas" de Lewis, na hora de ser batizada, os integrantes decidiram mudar "Wonderland", por "correntes" (chains) para dar uma conotativa a jogos sexuais sadomasoquistas.

The Doors
O lendário grupo de Jim Morrison tomou o nome emprestado do ensaio " As Portas da Percepção" de Aldous Huxley, que por sua vez foi inspirado em uma citação do poeta William Blake: "Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria ao homem como realmente é, infinito"

Steppenwolf 
Inspirado no clássico Steppenwolf (Lobo das Estepes) de Hermann Hesse. No livro, o título refere-se a natureza animalesca do protagonista, agindo como uma verdadeiro lobo.

Paradise Lost
O épico poema de John Milton do século 17 inspirou a banda inglesa de heavy metal Paradise Lost, e seu primeiro álbum, de 1989, foi chamado de "Lost Paradise". Para ficar ainda mais confuso, há também um álbum chamado 'Paradise Lost' da banda de metal progressivo Symphony X.

Moloko
A dupla britânica inspirou seu nome de uma criação de Anthony Burgess para  a obra 'Laranja Mecânica'. No livro, Moloko seria uma bebida muito popular que combinava diferentes drogas.

Supertramp
Eles batizaram a banda com o nome de um livro de 1908 intitulado "A Autobiografia de um Super-Tramp ', do escritor escocês WH Davies.

Moby
O compositor de música eletrônica Richard Melville Hall ganhou o seu próprio nome como uma homenagem ao escritor Herman Melville, que, de acordo com seus pais, foi um autor bem presente em sua linhagem familiar. Do livro mais importante do escritor, "Moby Dick", ele acabou tomando emprestado o seu nome artístico.

Veja Também:
-Livros que possuem a sua própria Trilha Sonora
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Não sei se já tem publicado mas, em caso negativo, vocês podiam fazer um post com nomes de álbuns e músicas também inspiradas em livros. Acho que teria material pra uma série de posts. Rs.

    ResponderExcluir

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.