quarta-feira, 6 de maio de 2015

Alma Celta (Eduardo Amaro)

Quando nos embrenhamos no mundo aventureiro da literatura fantástica, não dá pra negar que sempre esperamos encontrar alguns elementos considerados básicos como espadas, magias, capas e batalhas, elementos que definem esse tipo de gênero e povoam as mentes dos amantes do estilo. Mesmo que a origem desses 'ingredientes' esteja bem distante da nossa realidade latino-americana, ao consumirmos tanto material composto pelo assunto, podemos ser levados a acreditar que conhecemos plenamente tudo ao respeito deste 'folclore europeu', e alguns até resumiriam este modelo simplesmente como vertentes da 'cultura celta'. E depois de ler e assistir tantos enredos inspirados nessa linhagem tão rica durante anos, eu sempre me perguntei quando teria a oportunidade de conhecer as histórias que teriam sido o embrião de todas essas aventuras lendárias. Um conto celta genuíno, e não apenas uma variação fantasiosa desta cultura.
A oportunidade bateu a minha porta com o livro 'Alma Celta' ( Editora Leya, 170 páginas), um projeto escrito pelo autor Eduardo Amaro, que é apenas a ponta do iceberg de um trabalho que envolve uma verdadeira trupe de druidas, e a promessa de envolver o leitor em um mundo que vai bem além das páginas do livro.

Com uma proposta que envolve uma grande iniciativa multimídia formada por artistas nacionais e internacionais, 'Alma Celta' faz parte do ambicioso projeto Marmor, que em uma estratégia clara de 'dividir para conquistar', pretende construir em pouco tempo o que Tolkien demorou décadas para instituir,... Um incrível universo de fantasia a ser explorado nas mais diversas plataformas. 
Começando pela literatura, o livro muniu-se de uma pesquisa detalhada de uma passagem histórica da mitologia Celta, para apresentar uma aventura épica que pode ter sido o ponto inicial para as centenas de sagas heroicas que conhecemos hoje em dia. Neste enredo acompanhamos a corajosa jornada do mago Amergin na Terra Verde, atual Irlanda, enfrentando deuses e druidas lendários em sua cruzada vingativa.
Passando pela música, o livro é acompanhando de um álbum musical composto exclusivamente para servir de trilha sonora para a obra, com guitarras, pianos, violinos e composições que buscam ambientar e introduzir o leitor nessa travessia mágica por este período de fantasia.
Futuramente, o universo de Marmor ainda pretende chegar ao público através dos quadrinhos, RPG, shows e outros formatos de mídia.

Apesar de abordar um tema bastante difundido, 'Alma Celta' não possui uma linguagem fácil para leitores iniciantes, em parte pela sua escolha por fidelidade ao próprio estilo narrativo das lendas celtas, que por outro lado, também enriquece grandemente a descrição de algumas cenas icônicas que não podem faltar dentro deste gênero.
Como extras, a obra ainda traz uma vasta bibliografia, notas e um sumário completo sobre os aspectos históricos e mitológicos que tornam o exemplar uma excelente fonte de consulta e uma leitura obrigatória para curiosos a respeito desta cultura fascinante que sempre consegue se renovar através dos séculos.
Para iniciar esta Jornada Fantasy Rock, você pode ouvir as músicas do álbum que acompanha o livro na integra, no vídeo abaixo:

Para conhecer o final desta história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário