sábado, 9 de maio de 2015

O que o seu estilo de leitura no Metrô pode revelar a seu respeito

O transporte público é uma pausa na rotina bastante útil para um leitor assíduo, permitindo um relativo espaço de tempo ininterrupto para ser gasto com a leitura durante as viagens. A prática vem sendo justamente homenageada nas redes sociais com excelentes fotos de pessoas lendo durante os seus trajetos diários, e embora seja uma imagem bonita de se ver, ler no ônibus ou no metrô não é fácil, e requer muita astúcia e destreza para manter o equilíbrio em meio aos bancos, barras de ferro, passageiros e bagagens.
Se você costuma ler diariamente no Metrô, é provável que você já tenha forjado um estilo confortável de leitura, de forma que não fique chacoalhando com o balanço da condução. Sendo assim, vamos descobrir o que o seu estilo de leitura no metrô pode dizer a seu respeito.

Estilo: Surfista de Trem
Você sabe que a qualquer momento corre o sério risco de sair voando pelo vagão por qualquer freada brusca do metrô, mas está disposto a passar por esse desafio. Sem apoiar-se em nada além do seu livro, você confia plenamente no seu equilíbrio felino para manter-se em pé durante a leitura.
O que isso diz sobre você: Você é ousado, confiante, e mais coordenado que a maioria das pessoas. Também está totalmente empenhado em terminar a sua leitura, e não vai deixar que a simples falta de assentos vagos ou as barras de metal atrapalhem a sua leitura.
Leitura sugerida: É claro que, neste caso, um eReader seria o modelo mais apropriado de leitura devido a facilidade de serem manejados com apenas uma mão.

Estilo: Leitor Pole Dance
Os seus pés ficam plantados no chão do vagão, mas todo o resto do seu corpo está inclinado e apoiado na barra de metal, com a dobra do braço abraçando o "poste de pole dance" para ficar mais fácil de virar as páginas, e totalmente alheio a qualquer outro passageiro que busca uma remota chande de se apoiar, ainda que com a ponta dos dedos, na barra de metal.
O que isso diz sobre você: Na verdade você preferia estar sentado, mas na falta de um lugar vago, a ideia de agarrar-se ao poste de apoio do metrô surge como uma segunda opção de conforto. Apesar da tática de envolver a barra de metal com o braço culminar em uma excelente sensação de segurança, vale lembrar que a atitude é equivalente a abraçar um vaso sanitário, dada a quantidade de germes que impregnam esses objetos. Seria bom lembrar disso se você cultiva o antigo hábito de molhar as pontas dos dedos com saliva antes de virar as páginas.
Leitura sugerida: Para sustentar esta posição e ainda deixar espaço na barra de apoio para os 'coleguinhas', o melhor mesmo seria utilizar um audiobook, mas talvez você possa se virar bem com um livro pequeno de contos que facilite o seu manuseio.

Estilo: O Porteiro
Encontrar uma posição perto da porta (ou até mesmo apoiado sobre ela) pode ser uma estratégia bem vantajosa na hora do rush. Isso se você souber de cabeça qual o lado certo que as portas abrem durante o trajeto, ou corre o sério risco de ficar encurralado, cair no vão entre o trem e a plataforma, ou ter o livro (e até as mãos) decepado no fechamento automático das portas.
O que isso diz sobre você: Se você é um 'porteiro' por opção, é provável que você seja do tipo que gosta de privacidade. Também me parece um candidato a fortes emoções, levando em conta que sempre há uma chance de que as portas sofram uma pane, e abram inesperadamente atrás de você enquanto o trem está em movimento (ou talvez eu seja o único maluco que se preocupa com isso). Por fim, essa atitude certamente revela uma tendencia a rebeldia, uma vez que tem um adesivo em cores vibrantes alertando os passageiros para manterem distancia das portas automáticas. 
Leitura sugerida: A maior vantagem de se estar em uma boa posição de frente pra porta, é que a capa do seu livro fica oculta e ninguém fica sabendo exatamente o que você está lendo (veja: O Espião). Então, por que não aproveitar estes momentos para ler algo que 'normalmente' você não leria em público?
Estilo: O Espião
Talvez você tenha esquecido o seu livro, ou quem sabe a viagem esteja demorando mais do que o esperado e você não veio preparado. De qualquer forma, você acaba ignorando as regras básicas das raras ocasiões em que se tem permissão para ler sobre o ombro de alguém, e arrisca espiar a leitura dos outros passageiros ao seu redor, não resistindo em jugar os leitores pelas capas de seus livros.
O que isso diz sobre você: Você é um tipo simpático e curioso, sempre querendo saber o que as outras pessoas estão fazendo, até mesmo estranhos no metrô. Temos que admitir que é uma forma bem auspiciosa de descobrir os livros mais lidos atualmente, conseguir novas dicas de leitura, ou até mesmo um incentivo para você iniciar a leitura de uma obra que você vem adiando durante meses.
Leitura sugerida: Que tal usar a sua 'espionagem' para o bem, e tentar a seguinte experiência: Em sua próxima leitura, procure ler um livro que tenha visto outro passageiro ler com profundo interesse durante a viagem de metrô. Além de ser interessante, você pode acabar descobrindo um novo autor.

Estilo: Eu juro que estou usando o meu smartphone para ler um livro, e não jogar Candy Crush 
Você está olhando fixamente para o seu smartphone ou tablet, mas ao mesmo tempo olha em volta para certificar-se de que todos saibam que você está preenchendo a tela do aparelho com um texto, e não com joguinhos estúpidos.
O que isso diz sobre você: Francamente, me parece que você se preocupa demais. Não tem problema dar uma pausa na leitura de vez em quando para jogar no celular. Afinal, é o seu trajeto. Você não é obrigado a gastar cada minuto dele lendo um clássico literário se você não tiver a fim. Ninguem vai te julgar por isso,... Bem, a maioria das pessoas não.
Leitura sugerida: Para unir o útil ao agradável, você pode ler um livro sobre games, e pode encontrar algumas sugestões em nossa lista de Livros baseados em games que valem a pena serem 'zerados'. Ou quem sabe fazer o caminho inverso e jogar alguns games baseados em clássicos da literatura.

Conte-nos em nossos comentários,... Você é que tipo de leitor no metrô?
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário