domingo, 24 de maio de 2015

Os Filhos de Odin (Padraic Colum)

Com a popularização recente dos filmes da Marvel, muito da mitologia nórdica que envolve as origens do personagem Thor ganhou um ponto de acesso para reclamar seu espaço dentro da cultura pop. Os salões de Asgard e as figuras emblemáticas que compõe o seu panteão, passaram a fazer parte do vocabulário geek atual e conquistaram milhares de seguidores e curiosos em conhecer um pouco mais desse universo mágico onde vivem os Deuses. E embora os quadrinhos tentem manter um mínimo de fidelidade possível com a lenda original enquanto traça paralelos com os seu próprio universo fantástico, infelizmente a maior parte desta história é diluída por entre as dezenas de edições que precisam estar mensalmente nas bancas.
Graças a um lançamento oportuno, agora já temos acesso a melhor transcrição já feita sobre a legítima cronologia desses Deuses incríveis. O livro 'Os Filhos de Odin' ( Única Editora, 220 páginas) é uma obra do poeta e dramaturgo irlandês Padraic Colum, que pode ser considerada a 'bíblia' da mitologia nórdica, por assim dizer.

Para esta leitura, é necessário abster-se de todo o conhecimento superficial que aprendemos equivocadamente através dos quadrinhos da Marvel, e ter em mente que estamos adentrando nas raízes desse apólogo, e não em uma adaptação alegórica, e a personalidade de personagens chaves como Thor, pode ser bem menos heroica do que se espera da sua versão das HQs.
A obra é divididas em quatro atos, que por sua vez são divididos em pequenos contos, que de uma forma simbiótica acabam se conectando entre si no desenrolar da narrativa. Como o próprio título sugere, o foco destas histórias são em maioria voltadas para as aventuras do guerreiro Thor, e nas perigosas artimanhas de seu irmão Loki, mas trata-se principalmente da cruzada de Odin em salvar Asgard antes da chegada do temido Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses. E, contrariando o que é apresentado nos quadrinhos, aqui é o pai Odin que cruza a ponte arco-íris e parte até Midgar, o mundo dos homens, enquanto seu filho Thor fica para proteger Asgard de ameaças mágicas e da dubiedade do seu próprio irmão.
Apesar dessa trama central, o formato dividido em contos facilita para que conhecemos outras figuras fundamentais dessa mitologia, como Sif, Baldur, Freya e outros.

É claro que, como qualquer outra história mitológica, muitas vezes é necessário que o leitor mantenha a sua suspensão de crença para aceitar certos eventos 'improváveis' de uma lenda desse tipo, mas por fim, o livro é sem dúvida uma fonte de consulta indispensável na estante dos fãs dos quadrinhos e interessados pela cultura nórdica, onde poderão descobrir até mesmo como o poderoso Odin acabou perdendo parcialmente a sua visão. Uma leitura que merece ser consumida antes do próximo filme solo do Thor.

Para conhecer o final desta história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário