sexta-feira, 12 de junho de 2015

Versões insanas da ficção para figuras históricas da vida real

Ao contrário do que você pode pensar durante a idade escolar, a história não é chata. E pode ficar ainda melhor quando se tempera os fatos com alguns 'ingredientes especiais'. É por isso que existe a ficção histórica, em que alguns livros, filmes, e series, as vezes, transformam personagens reais da nossa história em heróis, vilões, demônios, pilotos de robô gigante e muito mais. 
Abaixo você pode conferir algumas dessas figuras históricas que ganharam versões insanas na ficção.

✔ Rasputin, de Anastasia e Hellboy
Esse monge maluco da Rússia pré-soviética já é praticamente um personagem de fantasia na vida real. Ele era uma espécie de 'curandeiro pela fé' para o Tsar, ajudou a derrubar a monarquia, e então, naturalmente, conseguiu sobreviver a várias tentativas de assassinato, incluindo esfaqueamentos, tiroteios, e envenenamentos. 
Ele realmente não parece muito apropriado para o filme animado da Anastasia, onde aparece como um feiticeiro com o poder de controlar demônios. Curiosamente, os quadrinhos adultos do Hellboy apresentam um Rasputin muito semelhante ao feito para as crianças no longa animado. Lá, Rasputin é um adorador do caos que ajuda os nazistas a convocar o personagem demoníaco, e apesar de ser morto em muitas ocasiões, continua retornando para semear o mal e servir os espíritos malignos.

✔ Leonardo Da Vinci, da SHIELD
Não vejo necessidade de explicar quem Da Vinci foi ou o que ele já fez, então vamos apenas especular o quanto é estranho imaginar que ele tenha sido um agente da SHIELD nos quadrinhos. Ele entrou para a Organização no século 15 e reuniu uma equipe de heróis dedicados a proteger a terra e seus habitantes, que foram os primeiros a derrotar Galactus. 
Como um viajante do tempo, ele também é um agente da SHIELD da década de 1950, período em que encarou aventuras ao lado dos pais de Tony Stark e do Sr. Fantástico, e acabou em uma briga com o imortal Sir Isaac Newton, que nesta versão é um vilão que ao criar um telescópio gigante acidentalmente ajudou a formar a HYDRA.

✔ Abraham Lincoln, de Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros
De certa forma, este livro (e o filme) só mudou um pequeno detalhe na vida desse presidente dos Estados Unidos - ele vagava pela noite como um caçador de vampiros. No entanto, 'Abraham Lincoln: O Caçador de Vampiros' não gira entorno apenas da vida de Lincoln em paralelo com os vampiros, mas também da Guerra Civil como um todo. 
Nessa ficção vampiros matam a família de Lincoln; vampiros atormentam sua esposa Mary Todd; um vampiro traidor passa 10 anos ensinando o jovem Abraham a rodar um machado como um bastão e tornar-se a máquina perfeita de matar vampiros. Quanto à Guerra Civil, a escravidão vigente na época era, além de um crime contra a humanidade, uma forma fácil dos vampiros terem acesso ao sangue que precisam para existir. Sendo assim, além de uma guerra contra a escravidão, teria sido uma luta para impedir que o Estados Unidos acabasse como um país povoado inteiramente pelos mortos-vivos e sua fonte de alimento.

✔ Adolf Hitler, de Grimm
É tão óbvio observar Adolf Hitler como um vilão, que ele possui diversas variantes fictícias que o colocam como um demônio, alienígena, uma mistura dos dois, ou coisa pior. Mas vamos falar aqui da sua versão apresentada na serie de TV Grimm, onde ele aparece como um Wesen  ( termo alemão que significa “natureza” ou “essência”, pelo o qual o grupo de criaturas da série referem-se a si mesmosespecificamente um Schakal, um tipo de Wesen que gosta de roubar jóias e comer bebês. O que piora muito a sua já extensa lista de crimes hediondos.

✔ Gustave Eiffel, de The Umbrella Academy
Durante a sua ilustre carreira, o engenheiro civil e arquiteto da Torre Eiffel criou dezenas de edifícios e pontes antes de se retirar da atividade para se dedicar ao estudo da aerodinâmica e meteorologia. Uma vida bem mais tranquila do que a vista nos quadrinhos de The Umbrella Academy, em que a Torre Eiffel é secretamente uma arma móvel de destruição em massa, pilotada pelo próprio Eiffel transformado em uma espécie de 'robô zumbificado', que foi derrotado por crianças superpoderosas de 10 anos. Uma história realmente fantasiosa... A não ser que a França saiba de algo que não queira nos dizer.

✔ Vlad Tepes, de 'todo tipo'
Nesse caso, é bem mais fácil encontrar um livro, filme, quadrinho ou paródia cômica que reivindique o governante da Valáquia como um sugador de sangue imortal, do que uma descrição real dessa figura histórica. O resto acredito que todo mundo já conhece, ele só pode ser morto ou paralisado com uma estaca de madeira no coração, tem repulsa a objetos sagrados e pode transforma-se em morcego, névoa, lobo ou cachorro, dependendo do roteirista.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário