domingo, 26 de julho de 2015

A série produzida pelo próprio Stephen King com a sua versão original de 'O Iluminado'

Não é segredo para ninguém que, apesar de ser considerada uma obra de arte pela crítica, a versão cinematográfica do clássico 'O Iluminado' (1980) dirigida por Kubrick, nunca agradou o autor Stephen King. E parece que este sentimento fica ainda mais evidente quando descobrimos que em 1997, King resolveu produzir a sua própria versão da obra em uma mini-série de três capítulos (com uma hora e meia de duração cada), em resposta a adaptação de Kubrick.
Com o total controle artístico em mãos, Stephen King pode finalmente colocar na tela a sua versão original de O Iluminado, resultando em um roteiro bem mais fiel ao livro, porém, um trabalho mais lento e menos artístico que o filme de 1980. Dispondo de mais tempo para a construção do seu enredo, a versão de King se dedica em explorar os personagens de uma forma mais profunda e, apesar de não contar com grandes estrelas no elenco (a não ser que você enquadre Rebecca De Mornay nessa categoria), também consegue apresentar uma história igualmente envolvente, embora perca alguns pontos no quesito 'suspense'.
A decisão de abandonar o icônico machado utilizado como arma pelo Jack do filme, e adotar o taco de criquet assim como no livro, por si só, já é uma ressalva que marca a distância entre as duas versões, mas a recorrente reclamação do público em relação a Wendy da adaptação de Kubrick, é expressamente corrigida nessa mini-série ao apresentar uma protagonista forte, menos indefesa, e com uma descrição, e beleza física, mais próxima da original.
E é claro que o final de ambos também são bem diferentes, e apesar de não exibir a estética artística de Kubrick, o final de King me ganhou pela sua coragem e coerência com o enredo. Além de possuir um toque mágico característico da década de 90.

Sendo assim, para conhecer essa versão mais próxima do livro O Iluminado executada pelo próprio King, você pode assistir a mini-série completa e dublada no vídeo abaixo.


E para mergulhar de vez nesse cenário perturbador criado pelo mestre do terror, nada melhor do que ler o livro original acompanhado da recém lançada continuação intitulada 'Doutor Sono'. As duas obras podem ser encontradas por aqui em um luxuoso box assinado pela editora Suma de Letras, que você pode comprar na nossa parceira Submarino clicando no banner abaixo.
Veja Também:
-Todos os livros do Stephen King resumidos em 140 caracteres,... ou menos
-Trechos bizarros que você não esperava encontrar em livros clássicos (PARTE 2)
-Filmes que melhoraram o Livro em que foram baseados,... Segundo seus autores
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário