sábado, 4 de julho de 2015

Conselhos de um personagem literário: Dean Moriarty

Quando se trata de grandes questões da vida, sempre contamos com muitas pessoas diferentes para receber um bom conselho: família, amigos, mentores, entes queridos, e às vezes até mesmo estranhos. E é claro que um livro também pode ser facilmente encaixado nessa categoria, mas, e se fossemos ainda mais longe e fizéssemos nossos questionamentos existenciais aos nossos personagens literários favoritos? Como seriam os seus conselhos? O que teriam a dizer a respeito de suas próprias experiências de vida?
Vamos descobrir!?
Para essa primeira rodada de 'Conselhos de um personagem literário' aqui no DpM, escolhemos o polêmico Dean Moriarty do clássico On the Road de Jack Kerouac, para responder algumas de nossas perguntas.

Qual é o sentido da vida?
O significado da vida não é algo que você possa nomear, mas com certeza você pode senti-lo conduzindo a 100 milhas por hora, indo de leste a oeste, ou do norte para o sul, rumo a lugar nenhum. Você pode senti-lo em cada menina sorridente que você encontrar pelo seu caminho, nos abraços de seus amigos, e nas noites em que você não pode dormir, simplesmente porque você quer. É o seu batimento cardíaco quando você desacelera o suficiente para ouvi-lo, mas não por muito tempo. Não por muito tempo!
Se você pensar muito sobre o sentido da vida, isso vai te enlouquecer - embora eu saiba que você vai pensar sobre isso de qualquer maneira.
Honestamente, eu acredito que se nós pudéssemos fecharmos nossos olhos, e pela primeira vez, apenas uma vez, parar de pensar sobre o sentido da vida, encontraríamos o seu significado naquele exato momento. E descobriríamos que estava lá o tempo todo.

O que acontece quando morremos?
Bem, eu não sei. Eu realmente não sei! Espero que seja algo como a vida, essa vida louca e rápida, mas que queima de forma faiscante! Eu quero morrer em um piscar de olhos.
Avante! Se esse é um assunto tão obscuro, só vejo mais um bom motivo para seguir sempre em frente e nunca ficar onde estamos, seja lá onde for, mesmo que seja em lugar nenhum. Nada importa quando morremos, exceto como vivemos. Então viva! A morte realmente não importa.

Como faço para evitar a dor?
Seja sempre aquele que corre mais rápido! Hah!
Falando seriamente, nunca tente evitar a dor. Encare a dor nos olhos, porque essa é a única maneira de você sentir a euforia absoluta. É um equilíbrio, meus amigos! Andar na corda bamba da vida, e parar de ter medo de cair.

Qual é a melhor forma de lidar com o conflito?
Se o seu amigo de alguma forma te desaponta, deixe-o saber disso, e, em seguida, desapareça. O tempo vai esticar-se entre vocês dois feito um elástico, e então vai unir as pontas novamente quando estiver na hora certa. Se ele está com raiva de você, deixe ele partir, ou faça isso com ele. Corra, corra, corra! Deixe o tempo lidar com o seu conflito. O elástico nunca perde a sua forma original, não se preocupe com isso.
Como eu saberei quando encontrar a minha alma gêmea?
Aqui está o que ninguém terá coragem de lhe dizer - você pode encontrar pelo menos três das suas almas gêmeas ao longo de uma única noite! Pode ser essa garota bonita ao seu lado que te carrega bêbado porta a fora do bar, uma mulher atraente que te lança um simpático sorriso do outro lado do balcão, ou aquela garçonete de brilhantes olhos azuis... Todas elas podem ser sua futura esposa, esperando para vocês ficarem juntos.

Como posso saber quando estou feliz?
Quando você está feliz, realmente feliz, você vai estar emocionado demais para pensar nisso. Talvez você reflita sobre isso mais tarde, mas com certeza esse sentimento já terá passado por você. E não se preocupe em esperar por ele voltar! Você vai sempre perdê-lo novamente e novamente. Você não pode ficar olhando para a felicidade que está acontecendo, meu amigo, você estará muito ocupado vivendo-a!

Qual é a cura para um coração partido?
Essa é uma pergunta séria? A estrada! Sempre a estrada. É a cura para muitas coisas. Você vai pegar a estrada por causa do seu coração partido, e vai descobrir alguma outra dor que você nem sabia que carregava. E muito em breve, a estrada vai curar isso também!
Mas não espere o seu coração quebrar, parta já!

Que perguntas você gostaria de formular para os seus personagens literários favoritos? E quem você gostaria que as respondesse?

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário