domingo, 16 de agosto de 2015

10 Coisas que os autores independentes deveriam estar fazendo agora no Twitter

Mesmo que você aja com extrema ferocidade e desenvoltura na hora de colocar as suas palavras nas páginas do seu livro, pode ser que a interação social não seja um ponto forte da sua personalidade, e, inconscientemente, talvez essa característica pessoal esteja prejudicando o marketing de divulgação da sua obra. Já parou para pensar nisso?
Mesmo que você não goste muito da ideia, é extremamente necessário ter uma estratégia e planos bem definidos na hora de comercializar o seu livro. E o Twitter é uma ferramenta excelente para atingir os seus objetivos.
Aproveitando o ensejo, siga o @ditopelomaldito no Twitter.
Mas se você ainda não sabe por onde começar a 'tuitar' e iniciar a divulgação do seu trabalho, abaixo listamos algumas sugestões que você deveria considerar.

Seja um líder
Não estamos dizendo que você precisa correr para ser o primeiro a postar sobre determinado assunto na ânsia dele soar original. Mas é sempre bom tuitar e tecer comentários sobre notícias atuais, mostrando para os seus seguidores que você pelo menos sabe o que está acontecendo fora do seu quarto.
Se você tem amigos que são considerados 'especialistas' em determinados assuntos, fique sempre alerta para poder retuitar ou comentar algum assunto que esteja, ainda que indiretamente, ligado ao seu trabalho. Uma tuitada para um blog ou site com um convite para conhecer o seu livro, também é uma ótima maneirar de conseguir alguma publicidade grátis.

Envolva o seu público
O Twitter é uma via de mão dupla. Não foi feito para ser o seu megafone pessoal. Se alguém menciona você ou o seu livro em um tweet, seja de forma positiva ou negativa, tente responder o mais rápido possível. É uma oportunidade de mostrar que você está envolvido e se importa com o assunto.

Mostre alguma personalidade
Ninguém quer ler um monte de tweets robóticos e secos. Você precisa criar uma personalidade que seja a sua 'marca', e fazer ela ter voz. Se você tem mais de uma pessoa te ajudando a articular o seu perfil no Twitter, tenha certeza de que todos eles estejam familiarizados com o seu estilo para que as frases continuem consistentes com o seu conceito. O truque é trazer a sua personalidade a tona, sem permitir que as coisas fiquem pessoais demais.

Faça cada tweet valer a pena
É necessário muito tempo e trabalho duro para chegar a um ponto em que as outras pessoas passarão a dar atenção e valor para o que você tem a dizer no Twitter. Sendo assim, é sempre importante tornar cada tuitada relevante para os seus seguidores. Se o seu objetivo final é comercializar e promover a sua obra, é vital saber elaborar cada tweet de uma forma útil ou divertida para o público. 
Abaixo você pode conferir dois exemplos que ilustram o contraste nas diferentes formas de se passar uma mesma informação para o público no Twitter:
RUIM: Visite meu site e compre o meu livro! Está a venda por R$ 10,99 somente esta semana! http://meusite.com/meulivro 
BOM: Pegue uma conspiração do governo, adicione um pouco de suspense, e misture com uma grande aventura, o que você ganha? Uma leitura emocionante para este verão: //meusite.com/meulivro (e só R$ 10,99!)
Direcione o tráfego para o seu conteúdo
Se você não está usando o Twitter para direcionar o fluxo de interesses para o seu conteúdo, você realmente não sabe o que está fazendo nessa rede social. Você pode publicar o mesmo link diversas vezes alterando o texto do tweet e agendando as mensagens em horários diferentes.

Sem DM automática
A DM (ou direct message) é um recurso útil que permite que duas pessoas que se sigam mutuamente, possam trocar mensagens privadas entre elas. É necessário que a pessoa seja seu seguidor para que você possa enviar uma DM para ela.
A 'DM automática' seria uma mensagem direta automatizada (como você deve ter adivinhado) que aplicativos enviam instantaneamente para novos seguidores. Para aqueles que utilizam este recurso, pode parecer uma maneira rápida e fácil de divulgar o seu novo livro. Mas para o destinatário, muitas vezes é uma mensagem de spam impessoal que cria mais aborrecimento do que interesse. Simplificando, é muito irritante para aqueles que recebem. Lembre-se, os indivíduos no Twitter estão interessado em uma conexão pessoal. Afinal, como você se sentiria se estivesse andando pela rua, e alguém te parasse com uma mensagem automática solicitando que você compre alguma coisa?

Nem tudo é sobre você
A ideia é que a sua timeline do Twitter conte uma história quando alguém ler de forma cronológica ao longo da semana. Certifique-se de que esse enredo não seja todo sobre você. Afinal, o mundo não gira ao seu redor.

Se programe para todos os horários
Só porque você está acordado às 7 horas da manhã de um sábado, não significa que o resto do mundo também esteja. Tenha ciência de quem vai visualizar os seus tweets e em que momento. Use alguma boa ferramenta de organização para ajudá-lo a programar os seus tweets em todos horários relevantes do dia, e sempre evitando de postar vários ao mesmo tempo!

Não seja apenas um RSS Feed
Pode parecer mas fácil e atraente simplesmente rechear o seu perfil de feeds automatizados, e deixar que essa artimanha faça todo o trabalho exaustivo por você. Mas esperamos que você entenda que não é algo válido.
Tuitadas automáticas tem o seu lugar no reino na mídia social, no entanto, quando passa a ser uma muleta para evitar a ocupação de interagir com aqueles que te seguem, isso certamente vai começar a prejudicar suas ações de marketing. É sempre bom se perguntar:  "Se eu estivesse lendo isso, como eu responderia?"

Fixe um tweet relevante
Se você tem um tuitada específica que está gerando uma grande repercussão, ou se você quer ter certeza de que as pessoas visitem um determinado link que você tuitou, a sugestão é que você fixe esse tweet no topo da sua timeline. Dessa forma o tweet ficará em destaque no topo do seu feed, até que você escolha substitui-lo por outro.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.