quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sobre a Escrita (Stephen King)

Quando se opta por levar a nada mole vida de um escritor, uma das muitas etapas que se passa durante este processo é o 'estudo da escrita'. Claro, como em qualquer outra função na vida, não dá pra contar apenas com os seus talentos naturais para realizar uma tarefa, também é sempre necessário estudar o assunto se você realmente pretende ficar bom naquilo que faz. E quando se trata de escrever livros, nada melhor para basear o seu trabalho do que em outros livros. Melhor ainda, livros que abordam o próprio processo criativo de uma história. Para conhecer mais exemplos, confira a nossa lista com 5 Livros que todo Aspirante a Escritor deveria Ler.
E quando se trata de escrita prolixa, poucos podem se gabar de possuir uma biografia de sucesso tão extensa quanto o mestre do terror, Stephen King. E finalmente agora podemos conhecer e desvendar os métodos de produção desse grande escritor em Sobre a Escrita (Suma de Letras, 255 páginas). Um ensaio bem elaborado onde o 'Rei' promove uma verdadeira aula sobre a sua narrativa e disciplina criativa.

Quase que já pendendo para uma auto-biografia, Stephen King começa pelos seus primeiros contatos com a literatura ainda em casa junto com a mãe solteira, e lado a lado com o irmão convivendo em meio a livros de fantasia e revistas de ficção científica. Enquanto acumulava cartas de rejeições dos editoras em sua adolescência, o jovem Stephen parecia caminhar para a vida de mais um típico operário padrão. Isso se ele não tivesse se apegado com unhas e dentes ao poder da escrita.
E foi trabalhando em subempregos (como lavador de roupas hospitalares, por exemplo) que ele começou a elaborar as primeiras ideias da sua vasta obra. Traçando paralelos entre a sua cronologia de vida pessoal e a gradual criação de seus títulos, King conduz o leitor em um jogo de 'conta e mostra' que nos permite acompanhar a sua carreira por um prisma único. De 'Carrie, A Estranha' até as suas últimas publicações do século passado (o livro foi originalmente publicado em 2000 lá fora), podemos conhecer todos os impulsos, inspirações e bloqueios que Stephen King atravessou na confecção do que viria a ser clássicos do gênero suspense, e até do cinema.

Nas páginas finais o autor ainda nos brinda com um relato detalhado do acidente que quase encerrou as suas atividades, ao ser atropelado por uma van dirigida por um motorista embriagado. Além de uma lista de leitura completa com suas indicações pessoais.
Entre passagens rápidas e exemplos práticos, Sobre a Escrita é uma instigante viagem pela obra de Stephen King, onde ele utiliza os próprios livros como exemplos para dissertar sobre a arte de escrever. Uma cartilha indispensável para qualquer voluntário que queira aventurar-se por esse caminho. 
Difícil mesmo é terminar essa leitura e não sair desembestado para o computador para começar a colocar em prática todo o aprendizado absorvido.

Para conhecer mais sobre esta obra, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário