terça-feira, 1 de março de 2016

Referências literárias nas músicas dos 'The Smiths'

Quando se trata de referências literárias em músicas, a banda The Smiths não perde a oportunidade de citar a literatura contemporânea em suas letras. Seja buscando inspiração em obras, escritores ou personagens de livros, eles sempre procuram incluir o tema de alguma forma no conceito dos seus álbuns.
Para todos aqueles que, assim como o Capitão América, não conseguiram interpretar todas as referências cantadas nas músicas do The Smiths, separamos aqui algumas das mais conhecidas:

Música: “Shakespeare’s Sister”
Trecho: "Ossos jovens gemem e as rochas abaixo dizem: Jogar seu corpo magro para baixo, filho"
Referência Literária: Um Teto todo Seu, de Virginia Woolf
Virginia Woolf, em seu famoso texto feminista, especula o que aconteceria se Shakespeare tivesse uma irmã chamada Judith. Bem, sabemos que não seria um bom período para ela. A ela não é permitida uma educação adequada, e portando nunca é capaz de expressar-se através da sua escrita, e acaba se matando por isso. Os 'The Smiths' fazem uma alusão ao suicídio de Judith na música “Shakespeare’s Sister”.

Música: “Cemetery Gates”
Trecho: “Um temido dia ensolarado/ Assim que eu encontrá-lo no portão do cemitério / Keats e Yeats estão do seu lado/ Enquanto Wilde está do meu
Referência Literária: John Keats, W.B. Yeats, e Oscar Wilde
Embora eu não entenda como alguém pode temer um dia ensolarado, é compreensível que o cemitério Père Lachaise seja um lugar onde muitos gostariam de passear. Os The Smiths também parecem compartilhar dessa opinião ao escrever sobre uma espécie de jogo mortal literário com três grandes poetas que estão enterrados por lá, sendo Oscar Wilde nitidamente citado como o melhor deles. Afinal, quem mais poderia viver um estilo de vida decadente e ainda assim escrever grandes contos de fadas?

Música: “Some Girls Are Bigger Than Others”
Trecho: "Como Antônio disse a Cleópatra quando ele abriu uma caixa de cerveja: Oh eu digo, algumas meninas são maiores do que outras."
Referência Literária: Antônio e Cleópatra, de William Shakespeare
Na verdade não há referência sobre Antônio ter comentando diretamente sobre o tamanho das mulheres na obra de Shakespeare, mas o comentário poderia ter ocorrido por entre os bastidores da corte. já a natureza sem sentido do comentário pode ser explicado pela bebida referida.

Música: "Bigmouth Strikes Again"
Trecho: "Agora eu sei como Joana D'arc se sentiu quando as chamas subiam ao nariz romano e seu Walkman começou a derreter"
Referência Literária: Biografia de Joana D'arc
Parece que os The Smiths finalmente resolveram uma grande questão: Joana D'arc seria uma santa, ou apenas uma louca? Parece que as vozes em sua cabeça provinham de fones de ouvidos berrando no último volume do seu walkman.

Música: "How Soon Is Now"
Trecho: "Eu sou o filho e herdeiro de nada em particular"
Referência Literária: Middlemarch: um estudo da vida provinciana, de George Eliot
O trecho foi inspirado por uma descrição do personagem Fred da obra Middlemarch. Enquanto, no livro, Fred encontra o amor com Maria, já na canção dos Smiths o personagem não tem essa sorte. e apesar de frequentar vários clubes e boates, por causa da sua terrível timidez, ele acaba ficando sozinho.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário