domingo, 15 de maio de 2016

As melhores Biografias do Rock'n Roll (Parte 2)

Entre fatos pessoais e narrativas de bastidores, a verdade é que as biografias de Rock´n Roll são um verdadeiro deleite para os fãs do estilo. Desde a nossa última lista com as primeiras indicações das melhores biografias do Rock'n Roll, muitas pedras rolaram de lá pra cá, e o mercado literário ganhou novos títulos excelentes que contam a história de grandes personalidades desse gênero musical. Fazendo valer essa sonora segunda parte.
Confira abaixo algumas dessas biografias 'pesadas' que merecem a sua atenção:

 A Vida e a Música de Iggy Pop (Paul Trynka)
A vida e a música de Iggy Pop - Open Up and Bleed consegue transcender a vida e música do astro do rock'n'roll, se tornando um registro sobre a morte do sonho hippie, a influência das drogas na criatividade artística, a natureza da camaradagem e as devastações causadas pela fama. Paul Trynka, ex-editor da revista inglesa MOJO, viajou por todos os cantos - Califórnia (EUA), Nova York (EUA), Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra)- realizando mais de 250 entrevistas com amigos de infância, amantes, companheiros de banda, músicos e o próprio Iggy, a fim de construir a história desse ícone fundamental para a cena musical dos anos 1970 a 1990. 
O resultado é um fascinante retrato do artista Jim Osterberg, com detalhes da infância, do enigmático relacionamento com o amigo e mentor David Bowie, das orgias e drogas com os Stooges e toda a construção do alter ego Iggy Pop (Editora Aleph).

✔ Só Garotos (Patti Smith)
O relato inédito e comovente da história de amor e amizade entre a cantora e poeta Patti Smith e o fotógrafo Robert Mapplethorpe. Nestas delicadas memórias afetivas, Patti revive a aventura de dois jovens irreverentes e idealistas em direção ao sucesso mundial. 
"Tem gente que nasce rebelde. Lendo a história de Zelda Fitzgerald, identifiquei-me com seu espírito insubordinado. Lembro de passear com minha mãe olhando vitrines e perguntar por que as pessoas não chutavam e quebravam aquilo."
É com esse tom franco e irreverente - e ao mesmo tempo doce e poético - que Patti Smith revive sua história ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, enquanto os dois tentavam ser artistas e transformar seus impulsos destrutivos em trabalhos criativos. (Editora Companhia das Letras)

✔ Mais Pesado que o Céu: uma Biografia de Kurt Cobain (Charles Cross)
Heavier Than Heaven apresenta a vida singular de Kurt Cobain, o mítico líder do Nirvana, banda que revolucionou o estagnado mundo da música pop no início da década de 1990, com o lançamento do clássico álbum Nevermind. Em capítulos que evoluem em ordem cronológica, Charles Cross traça a vida de Cobain desde sua infância, quando ele morava no interior de um trailer numa cidade perdida do estado de Washington, até a conquista da fama, do sucesso e da adoração de toda uma legião de fãs. 
Heavier Than Heaven revela os dramas familiares que instigaram a criatividade musical de Cobain, a história da geração que moldou seu caráter e sensibilidade, detalhes do vício pela heroína, os planos suicidas e seu estranho e conturbado caso de amor com Courtney Love. Analisando relatos médicos e policiais, e cartas do próprio músico, Charles Cross também revela fatos novos sobre a saúde de Cobain, sua depressão e seus últimos dias. (Editora Globo)

✔ O Homem Que Vendeu o Mundo - David Bowie e Os Anos 70 (Peter Doggett)
Artista algum ofereceu um retrato mais incisivo e fiel da conturbada paisagem dos anos 70 do que David Bowie. O historiador cultural Peter Doggett explora o rico legado da década mais produtiva e inspirada de Bowie, e relata o modo como a música de Bowie refletia e influenciava o mundo que o cercava. Partindo de “Space Oddity”, visão sombria da jornada da humanidade na desconhecida esfera espacial, e chegando até o álbum Scary Monsters, Doggett examina, com detalhes, o astro alienígena do rock, Ziggy Stardust, ousada criação de Bowie, bem como as explorações, cada vez mais perigosas, realizadas pelo artista acerca da natureza da identidade e do significado da fama. 
Mesclando crítica musical brilhante, perspectivas biográficas e aguçada análise cultural, O Homem que Vendeu o Mundo é um estudo extraordinário de um grande artista e seu tempo. (Editora Nossa Cultura)

Led Zeppelin: Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra (Mick Wall)
Quarenta anos após sua formação, em um porão imundo da Chinatown de Londres, surge a primeira biografia realmente definitiva de um dos grupos de rock mais famosos do mundo o Led Zeppelin. Eles foram o último grande grupo da década de 1960; o primeiro da década de 1970. Surgiram das cinzas dos Yardbirds para se tornar um dos grupos de rock de maior vendagem de todos os tempos. Mick Wall, respeitado jornalista musical, conta a história do grupo que escreveu o manual do excesso na estrada e acabou pagando por ele o preço do desastre, e da dependência de drogas e da morte. 
Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra revela pela primeira vez a verdadeira extensão do interesse do líder da banda, Jimmy Page, pelo oculto, e vai até os bastidores para mostrar a verdade por trás da fama. Wall também conta, numa série de flashbacks imaginários, histórias da vida dos quatro integrantes que transformaram o sonho do Led Zeppelin em uma realidade ainda mais incrível.
Acima de tudo, este é um livro que percorre a fascinante história do Led Zeppelin a partir da íntima convivência com o grupo. É o resultado de anos de pesquisa e se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo além de outras feitas por pessoas que os conheciam e trabalhavam com eles -, mas também na visão que só pode ser adquirida por alguém que passou três décadas no meio musical ao lado dos maiores artistas. (Editora Larousse)

✔ AC/DC Rock´N´Roll ao Máximo - A História Definitiva da Maior Banda de Rock do Mundo (Murray Engleheart)
Há 150 milhões de álbuns, o AC/DC estava fazendo apresentações inesquecíveis no programa de televisão Countdown, da ABC Television - Bon Scott vestido de colegial endiabrado em uma ocasião, Angus Young com uma fantasia de gorila em outra. Desde então, a banda tem marcado os encontros sexuais, bebedeiras, brigas, casamentos, nascimentos, funerais, carros novos e tatuagens de, literalmente, milhões de pessoas de Bruxelas a Brisbane, de Montreal a Manchester, e de todas as cidades do entorno.
Eles não apenas conseguiram superar a trágica morte de Bon, em 1980, mas, em uma ironia agridoce, a sorte e o status da banda foi às alturas em todo o mundo com seu substituto, Brian Johnson, e com o álbum Back In Black. O show do AC/DC não dá mostras de querer parar. Trata-se mais de uma instituição do que de uma banda de rock propriamente. Tente imaginar um mundo sem eles. Esta é a história definitiva da maior banda de Rock do mundo! (Editora Madras)

BÔNUS:
Apesar de não ser exatamente um astro do Rock, é inegável a conexão do personagem Zé do Caixão de José Mojica com o Rock'n Roll e suas vertentes, sendo considerado ídolo até mesmo por Rob Zombie. O que faz valer essa indicação da sua biografia como bônus desta lista.
Zé do Caixão: Maldito - A Biografia (André Barcinski e Ivan Finotti)
A vida, a obra e as muitas mortes de José Mojica Marins, o temível Zé do Caixão. 
Nesta biografia, André Barcinski e Ivan Finotti desenterram a verdadeira história de um dos mais produtivos cineastas do Brasil. Reconhecido internacionalmente como um dos grandes mestres do Terror, Zé do Caixão - Coffin Joe, para os gringos - escreveu, dirigiu, produziu e atuou em mais de trinta filmes, como o clássico À Meia Noite Levarei Sua Alma. 
De infância humilde nos subúrbios de São Paulo, Mojica aprendeu a fazer cinema sozinho, na marra, usando os recursos disponíveis e formando seus próprios técnicos e atores. Como resultado, o mundo ganhou um artista genuinamente brasileiro, que jamais precisou copiar fórmulas estrangeiras. 
Publicado originalmente em 1998, Zé do Caixão - Maldito, a Biografia está sendo relançado pela DarkSide Books, numa edição à altura do genial diretor - e também padrinho da editora. Com 666 páginas (200 a mais que a antiga versão), o livro conta com muitas fotos inéditas, filmografia atualizada e acabamento luxuoso em capa dura. (DarkSide Books)

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário