quarta-feira, 25 de maio de 2016

Você está preparado para os sacrifícios de ser um escritor?

Se você quer mesmo alcançar o sucesso com a sua escrita, precisa estar preparado para assumir alguns riscos, fazer muitos sacrifícios, e encarar grandes mudanças em sua rotina diária. Antes de se considerar pronto para escrever, publicar e promover a sua obra, é bom considerar alguns passos básicos dessa longa estrada.
Encarar a escrita como um trabalho, e não como uma atividade de tempo vago
Se você quer ter a escrita como profissão na sua vida, é bom começar a encara-la dessa forma desde já. Para que isso ocorra, provavelmente você terá que abrir mão de algumas coisas que atualmente fazem parte da sua rotina. Mudar a sua postura perante o seu trabalho é o ponto de partida de encarar a si mesmo como um escritor.
Seria bom começar com o compromisso pessoal de escrever durante uma ou duas horas diárias, ou definir uma meta de 15 horas semanais. Apenas tenha a certeza de manter essa auto-disciplina, evitando a internet e jogos eletrônicos.

Seja sincero com os outros sobre os seus objetivos com a literatura
Uma vez que sua família e seus amigos saibam que você está trabalhando na produção de um livro, é provável que eles te perguntem sobre o seu progresso ao longo do tempo. Isso pode gerar uma certa responsabilidade incidental. Afinal, ninguém quer admitir aos outros que está estagnado com seus objetivos. 
A escrita é um processo difícil que requer muita energia mental e coragem também, e o que você menos precisa nesse momento é de um feedback negativo das pessoas que estão ao seu redor. Nesse caso é melhor ouvir os conselhos individuais de grandes escritores.

Invista apenas o seu próprio dinheiro no seu livro
Quando você coloca o seu próprio dinheiro em jogo, é natural que fique mais empenhado em terminar o seu trabalho e colher os frutos desse investimento. O que nos leva ao fato de que investir em seu livro, aumenta a probabilidade dele alcançar o sucesso. 
Dois investimentos importantes que você deveria priorizar é contratar um bom profissional para projetar a capa da sua obra, e considerar uma verba para o marketing do livro. Em tempo de crise, siga as nossas dicas de Como divulgar o seu livro auto-publicado gastando o mínimo possível.
Crie um blog para tornar o seu trabalho acessível ao público
Antes mesmo do seu livro ser lançado, é essencial criar um site ou blog dedicado a sua obra. Você pode usar o site para sortear exemplares, interagir com seus leitores, divulgar agenda, e gerar interesse do público pelo seu trabalho. 
Após estabelecer essa página, você pode criar uma presença nas mídias sociais com perfis para si como autor, e outros para o seu livro também. Futuramente isso vai te fornecer ferramentas para eventualmente promover o seu próximo trabalho. 
Para alimentar essas mídias sociais, confira algumas coisas que os autores independentes deveriam estar fazendo agora no Twitter.

Ausentar-se do resto do mundo
Esse é um passo bem radical, mas extremamente necessário. Se você puder tirar um tempo para dedicar exclusivamente à escrita do seu livro, incluindo uma possível longa licença do trabalho, não perca essa oportunidade. Se essa folga só surgir depois do livro terminado, você ainda pode usá-la para dar atenção para a edição, publicação e divulgação em período integral.
Se uma súbita ausência do trabalho estiver fora de questão, considere o uso das suas férias para um retiro literário, ou tirar duas semanas de licença sem remuneração para se dedicar ao seu trabalho. Você pode ficar surpreso com o que pode produzir escrevendo interruptamente durante esses dias.

Veja Também:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Isso são mais do que dicas. São coisas obrigatórias.
    Que com o tempo se tornam naturais ;)

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir