quarta-feira, 29 de junho de 2016

As Crônicas de Gelo e Fogo – O Festim Dos Corvos (George R.R. Martin)

A verdade é que já faz um bom tempo que terminei essa leitura. Antes até das suas páginas serem adaptadas durante a quarta e quinta temporada da série televisiva produzida pela HBO. Mas pelo assunto já ser tão debulhado pela internet, eu acabei dando prioridade a outros tópicos antes de parar para resenhar "As Crônicas de Gelo e Fogo – O Festim Dos Corvos" (Editora Leya, 644 páginas), quarto livro da famosa saga criada por George R.R. Martin. Mas quem acompanha o DpM sabe que os volumes anteriores ganharam destaque aqui no site após a leitura, e não vai ser nessa altura do campeonato que vamos negar essa tradição.

Embora já tenham apresentado o arco principal desse livro no programa da TV, acho que vale a pena observar que parte dele foi cronologicamente mostrado só agora na série, como é o caso da assembléia dos homens de ferro e a morte de Balon, o Senhor da casa Greyjoy. Que aliás, é exibida na TV como um assassinato entre irmãos, mas que se mantém esse mistério durante todo o livro. Vale ressaltar que essa quarta parte é diretamente ligada ao livro seguinte, com os eventos de ambos acontecendo simultaneamente, distribuídos entre os dois volumes por uma questão de logística editorial.
Talvez essa seja a obra com o maior rodízio de personagens, fazendo jus ao subtítulo com um verdadeiro banquete para os bicos dos corvos. Ao mesmo tempo em que finalmente somos apresentados ao Dorne e novas personalidades prontinhas para serem vítimas do ímpeto assassino do autor. Conhecido por matar deliberadamente os seus próprios personagens.
As maiores diferenças entre a série de TV e o livro ficam basicamente por conta desses mesmos personagens, em que vários costumam ser economicamente copilados em um, ou uma ou outra passagem que recebe uma considerável abreviada na televisão.

Depois de encarar quase quatro mil páginas dedicadas a Westeros, seria loucura parar agora. Para quem ainda está em dúvida se começa ou não essa pesada leitura, eu costumo sugerir justamente esse período entre o fim de uma temporada e começo de outra, para iniciar ou pegar alguns dos livros. É uma excelente opção para quem deseja prolongar o prazer em visitar o universo sangrento de Guerra dos Tronos.

Para conhecer o final desta história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino, e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oi, Fábio.
    Eu bem que tenho vontade de ler os livros dessa série, mas acho que só farei isso quando todos os livros tiverem sido lançados. Então eu sento e leio tudo de uma vez...
    Enquanto isso vou só acompanhando o burburinho pela internet!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.