sexta-feira, 17 de junho de 2016

Músicas para ambientar cenas específicas do seu livro durante a sua escrita

É praticamente impossível pensar em uma história sem uma boa trilha sonora conduzindo o seu enredo. E mesmo quando invisível aos nossos ouvidos, durante uma silenciosa leitura por exemplo, parece que uma música apropriada sempre tocará em nosso subconsciente cada vez que uma cena narrada assim exigir.
A música tem o poder de nos ajudar com os nuances do nosso humor, de mudar o tom da nossa rotina, mas principalmente, de nos encher de inspiração nos momentos mais inventivos de nossas vida. Pode ser considerado um motivador final capaz de destravar qualquer bloqueio criativo. Durante a escrita, ela pode funcionar como um fio condutor para definir o tom de uma determinada cena no decorrer da sua composição, sendo usada por muitos escritores como uma ferramenta importante de suas narrativas.
Ao escrever a sua própria história, é provável que você se depare com pelo menos um dos cenários descritos abaixo, e foi pensando nisso que indicamos aqui algumas canções que podem impulsionar e ajudar na formação do seu texto.

Uma perseguição de carro
Então, o seu protagonista acabou de roubar um banco e empreendeu em fuga com toda a polícia local em seu encalço. Ele precisa acelerar forte enquanto tenta não perder o controle do carro nas ruas da cidade.
Não sou muito fã de velocidade, portanto, poucas músicas são capazes de me instigar a sair por aí dirigindo feito um louco impudente, mas Black Betty na versão pesada do Spiderbait certamente é capaz de provocar essa sensação em qualquer um atrás de um volante:
Black Betty - Spiderbait

Na hora da porrada
Dependendo do gênero que escolheu escrever, é bem provável que em algum momento do enredo uma personagem precise dar um soco em um outro alguém, ou até mesmo chutar algumas bundas. E se calhar de você descrever uma cena de luta com o tom errado, ela pode acabar com um ápice do seu livro.
E para que fazer isso acontecer como deve ser feito, sugerimos uma música que já carrega a palavra 'luta' até no título, com a The Fight Song, cantada com todo ódio do coração pelo reverendo negro Marilyn Manson:
The Fight Song - Marilyn Manson

A apresentação do Vilão
A introdução do antagonista da sua história é um ponto importante dentro da narrativa. Muitas vezes o vilão gera mais expectativas do que o protagonista dentro de uma história, já que ele precisa representar um perigo eminente a altura do seu herói. Sua entrada precisa soar tão triunfal quanto os acordes da Marcha Imperial ao marcar os passos de Darth Vader em Star Wars.
Seguindo a tendencia dos criminosos dúbios ao estilo gangsteres, que exalam tanto charme quanto maldade, nada melhor do que o som de Bad Things, cantada por Jace Everett:
Bad Things - Jace Everett

Um momento assustador
Se você definiu a sua obra como um título fiel ao gênero de terror, certamente vai precisar de uma atmosfera sinistra perfeita para impregnar o seu livro com um suspense sobrenatural.
Para isso, nada melhor que uma música instrumental e assustadora, como a Heels, que compõe a trilha sonora original do filme A Corrente do Mal.
Heels - Trilha sonora de 'A Corrente do Mal'

Na intimidade do sexo
Se os seus personagens cultivam uma vida sexual ativa, é provável que os encontremos entrelaçados na cama entre um capítulo e outro. E para escrever uma cena de sexo é necessário mais do que inspiração,... É preciso ter tesão para produzir algo assim.
Por incluir excelentes vocais de ambos os gêneros, a música Honey in the Rock do Alabama 3 é praticamente um sexo sonoro.
Honey in the Rock - Alabama 3

Tenho certeza que você deve ter as suas próprias sugestões para musicar a sua narrativa. Use o nosso espaço de comentários abaixo para indicar o link das suas músicas e dizer quais outras categorias você acrescentaria nessa lista. 

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Adorei!
    Consegui visualizar várias cenas de meus livros prediletos com essa trilha sonora!! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir