quarta-feira, 13 de julho de 2016

Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos Vivos

Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos Vivos (Necronomicon)
Diretor: Christophe Gans, Shûsuke Kaneko, Brian Yuzna
Roteiro: Brent V. Friedman, Christophe Gans, Kazunori Itô, Brian Yuzna
Atores: Jeffrey Combs, Tony Azito, Juan Fernández,
País: EUA, França
Ano: 1992

Howard Philipps Lovecraft, em suas idas e vindas numa determinada biblioteca protegida, ao saber que lá se encontra o tão famoso Necronomicon, sorrateiramente consegue ter acesso ao livro, na única intenção de pesquisar material para suas novas histórias. A partir daí, somos apresentados às suas mais novas ideias.
Numa abordagem inicial e quase meio cômica, talvez pela limitação de alguns atores, o filme ganha bastante peso no decorrer dos três contos distintos que tem como ligação o Necronomicon: O Afogado, O Frio e Sussurros*. Em meio a efeitos especiais incríveis (lembrando que o filme é de 1993), as histórias vão se tornando cada vez mais perturbadoras e insanas (Especialmente a última), com efeitos especiais de Tom Savini e Screaming Mad George. Não se deixe limitar por atuações discutíveis que parecem ter saído de um soft porn (como a moça nos momentos iniciais em O Afogado) ou questões técnicas que não se encaixam aos padrões atuais. Lembre-se de que assistir a um filme é também viajar para o tempo em que foi concebido. Porém, o mais importante é que, quando a história é boa, todos os questionamentos acabam ficando em segundo plano.
Vale muito a pena assisti-lo. Especialmente aqueles que não sabem muito bem quem é Lovecraft e sua importância dentro do gênero. Um filme praticamente esquecido pela geração atual e que carrega grande valor.
Howard Phillips Lovecraft, mais conhecido como H.P. Lovecraft é um cultuado escritor americano, devido suas obras envolvendo terror, misticismo e fantasia, sendo também o criador do Cthulhu, este que já teve (A minha preferida é a Mansão Valdemar, que logo falarei sobre), assim como outras obras de sua autoria, diversas adaptações para o cinema (Só perdendo para Stephen King). Infelizmente H.P.Lovecraft só foi devidamente valorizado após sua morte.

E qual o pensamento que tirei sobre?
Eu tinha entre onze e doze anos quando este filme foi lançado. Posso dizer que foi o filme que mais demorei a assistir pois as imagens que vinham na capa da VHS, aliadas ao nome da obra, muito me impressionavam. Inúmeras vezes o tive em mãos para alugar, porém desistia no último momento. Mesmo assistindo centenas de filmes de terror, este foi um que ficou para depois. Sua apresentação era suficiente para me amedrontar. Eu acreditava que este livro realmente existia.
*Tradução literal dos títulos em inglês.

Curiosidades:
O Necronomicon trata-se de um livro fictício criado por H.P. Lovecraft. De acordo com ele, foi escrito por Abdul Alhazred, poeta árabe de origem no Sanaa, no Iémen e igualmente inventado por ele. Saiba mais em nossa matéria sobre livros proibidos que na verdade não existem.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Só como mais uma curiosidade, o ator Jeffrey Combs que interpreta o escritor H. P. Lovecraft nesse filme também foi Edgar Allan Poe na serie televisiva Masters of Horror.

    ResponderExcluir
  2. Verdade!! Master Of Horror é uma série incrível que logo será dissecada aqui. ;-)

    ResponderExcluir