terça-feira, 9 de agosto de 2016

Táticas de guerrilha para promover o seu livro de estréia

Depois de muito trabalho árduo, finalmente o seu livro está pronto e prestes a sair da gráfica. Parabéns! Você está vivendo um sonho.
Se você está nessa posição, de certo já encarou os sacrifícios de ser um escritor, e agora está preparado para investir na promoção e publicidade da obra, para espalhar a sua palavra para leitores de todo o país. E isso inclui promover o evento de lançamento do seu livro, ser ativo nas redes sociais, enviar alguns exemplares para os canais de divulgação, e tudo isso tentando gastar o mínimo possível na publicidade
Mas lembre-se, existe um monte de outros autores por aí correndo atrás para fazer o mesmo, mostrando que não é um trabalho para os fracos de coração. Portanto, se você quer se destacar nesse mercado independente, aqui estão algumas estratégias extras que devem ser consideradas.

Faça contato com pessoas influentes:
Em um mundo cada vez mais lotado de anúncios e outras jogadas comercias, o público tornou-se bem cauteloso em clicar em qualquer coisa que pareça um anúncio tradicional. Por conta disso, agora as grandes marcas procuram alavancar suas vendas através de influenciadores. Ou seja, pessoas capazes de influenciar um certo público seguidor na internet, que é propenso a acompanhar os gostos pessoais do formador de opinião.
Quando os profissionais do mercado iniciam o marketing de uma obra, eles primeiro se reúnem com o autor para juntos chegarem a uma lista de nomes de personalidades ligadas diretamente a literatura, ou indiretamente ao tema do livro, lhes oferecendo um exemplar grátis em troca de uma menção online, seja uma postagem no Facebook, no Twitter, ou uma simples foto no Instagram.
Como você não deve contar por uma equipe de assessoria por trás, para que essa estratégia funcione você mesmo precisará fazer esse contato pessoal com os influenciadores. Você sempre pode conhecer muitos deles em eventos e conferências, e com uma troca rápida de e-mail podem marcar um café para a entrega do livro e discutir a proposta de divulgação.
Para evitar inconvenientes, sempre deixe claro o que você está oferecendo, e o que está pedindo em troca.

  Lance o livro com mais de 25 comentários
O especialista em marketing editorial, Tim Grahl, relata que uma vez questionou um empregado da Amazon sobre qual seria a melhor forma de convencer as pessoas a visitar a página do livro no e-commerce, e finalmente serem convencidas a comprá-lo. A resposta foi: " De longe, a coisa mais importante que um autor pode fazer é conseguir mais opiniões dos seus compradores."
Algumas pessoas acreditam que o número mágico de comentários, em termos de visibilidade algarítmicas da Amazon, é de 50. Outros acreditam que seja 20. Mas consideramos que 25 é um número bem razoável. Mas independente disso, nesse caso é bom ter em mente que mais é melhor, e quanto mais cedo o seu livro acumular dois dígitos de comentários, maior será a sua visibilidade nas sugestões do site.
O que você pode fazer é oferecer uma cópia gratuita do seu livro para alguém que você sabe que vai se comprometer a publicar um comentário sobre o seu livro, assim que iniciar a leitura. Dessa forma você pode controlar a exposição, criando uma sequência de comentários regulares na página.

  Use a opinião alheia a favor do seu livro
Se você conhece outros autores com mais estrada no mercado, provavelmente já deve ter enviado a sinopse do seu livro para eles. E não tem porque parar agora. Conseguir um endosso por alguém de renome, é como uma medalha conquistada para o seu trabalho. Aproveite qualquer oportunidade que surgir em eventos, lançamentos e noites de autógrafos para levar sua obra a alguém mais gabaritado e arrancar deles uma sentença, por menor que seja.
Durante uma FLIP, um autor independente me pediu para dar uma olhada rápida na sinopse do seu livro e dizer o que achava em poucas palavras. Li com atenção e finalizei dizendo: "Bem. É o tipo de história que eu escreveria!". Então ele me perguntou se poderia usar essa minha frase para promover o livro. Eu concordei, e assim ele fez, usando as minhas palavras (creditadas, claro) em cenas do seu book trailer e em alguns materiais publicitários da obra.

  Descubra onde está o seu público
Claro que quando você começou a escrever o seu livro, foi constantemente inspirado por títulos similares de quatro ou cinco autores cujo o trabalho você admira e que ajudaram a guiar o seu trabalho, mesmo que inconscientemente. E parece óbvio que as pessoas que gostam dos mesmos escritores que você, estão mais propensos a gostar do seu trabalho também.
Por isso é tão importante postar trechos e links do seu livro em grupos, páginas e postagens sobre esses autores, quanto também é valioso postar constantemente artigos sobre eles. Além de ajudar na construção do contexto da sua própria obra, é uma oportunidade de fomentar o trabalho daqueles que indiretamente ajudaram a produzi-la.
Veja Também:
Como usar 100 livros impressos para promover o seu trabalho auto-publicado
Os 7 Pecados Capitais da divulgação de um livro independente
5 Livros que todo Aspirante a Escritor deveria ler
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Excelentes dicas!! Vou mandar o link para amigos meus escritores!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.