sábado, 1 de outubro de 2016

Novela Mandacaru da extinta TV Manchete disponível na íntegra no youtube

Quem viveu intensamente a década de 90, nos últimos anos em que a televisão reinava absoluta como forma de entretenimento, as novelas ainda marcavam gerações. E apesar da Globo sempre dominar esse mercado, vez ou outra alguma produção conseguia correr por fora desse circuito e conquistar o público de um forma orgânica, como é o caso de algumas novelas peculiares de outros canais. E, certamente, Mandacaru está no topo dessa programação. Com um enredo criado por Carlos Alberto Ratton, foi originalmente apresentada na TV Manchete em 1997, sendo reexibida pela Rede Bandeirantes em 2006 em uma versão um pouco mais curta.
Ambientada em Jatobá, no sertão da Bahia que pode ser considerada o nosso faroeste tupiniquim, a trama inicia-se logo após a morte de Lampião e Maria Bonita. O novo chefe do bando de cangaceiros é Tirana, que, como vingança aos coronéis da região, rouba Juliana, filha de um poderoso latifundiário. O sequestro acontece quando a moça estava no altar, pronta para se casar com o médico da cidade, mesmo sendo apaixonada pelo Tenente Aquiles. 
Enquanto isto, Zebedeu, chefe de outro bando, ambicioso em tomar o poder, ataca Jatobá. O vilão assume o poder na cidade e, acreditando ser um enviado de Dom Sebastião, graça concedida por uma beata, instaura um poder monárquico se intitulando imperador de Jatobá.

Ao apresentar um cenário passado em um tempo desesperançado, em que o então presidente Getúlio Vargas implantava no país o seu Estado Novo, o roteiro possibilita uma história cheia de reviravoltas, mortes e traições, que hoje em dia poderia facilmente ser considerado um Games of Thrones brasileiro.
Dentre tantas cenas memoráveis, bordões inesquecíveis, personagens marcantes e um texto brilhantemente elaborado, o maior legado da novela fica sendo mesmo o desprezível Zebedeu, interpretado de forma primorosa pelo ator Bemvindo Sequeira, e sem dúvida o maior vilão da dramaturgia brasileira.
Para os mais nostálgicos, e também aqueles que duvidam que a liturgia nacional pode render boas histórias, a novela Mandacaru está disponível em 217 capítulos no youtube. Uma parcela importante da teledramaturgia brasileira que merece ficar imortalizada na memória de todas. 
Você pode acompanhar o primeiro capítulo no vídeo abaixo:
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Que delíciaaaaa!!!

    Eu AMAVA ESSA NOVELA ♥ Juro!! Assisti todinha ♥ Muito amor!!

    Vou assistir de novo!!!

    Bjks

    ResponderExcluir

O Dito pelo Maldito é um blog voltado para a literatura de contracultura . Seus textos são provocativos, críticos, cínicos e debochados, muitas vezes não tomando partido em uma questão apenas para poder agir como uma espécie de Advogado do Diabo do caso.
Na verdade um anti-blog criado para falar bem,...de tudo que você odeia.