sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Músicas que você não sabia que foram baseadas em livros

A relação cultural entre a música e a literatura sempre foi bem estreita. Existe diversas canções que começaram como meros poemas, álbuns inteiros inspirados na obra de um único livro, algumas bandas que tiraram o próprio nome da literatura, e até alguns livros que possuem a sua própria trilha sonora.
Aqui separamos algumas músicas que você nem imaginava que foram baseadas em livros, mas como ambas as culturas são vivas e estão em constante expansão, imagino que esse assunto irá render muitas outras listas como essa futuramente.

Wuthering Heights (Angra)
Apesar do título do clássico "O Morro dos Ventos Uivantes" está bem explícito no título da música, a canção é tão empolgante que é difícil fazer essa associação de primeira enquanto você canta tentando simular o agudo do refrão.

Killing an Arab (The Cure)
A letra toda é praticamente o livro 'O estrangeiro' inteiro de Albert Camus, em uma versão musical pronta para estrear nos palcos da Broadway.

Firework (Katy Perry)
Quem disse que você não pode ser uma diva pop e fazer referências musicais ao mesmo tempo? A obra beat "On the Road" de Kerouac dá o tom dessa canção da Katy Perry.


2 + 2 = 5 (Radiohead)
Para uma música cujo o título é uma conta matemática errada, o resultado é '1984' de George Orwell.

Ultraviolence (Lana del Rey)
Lana tem um álbum inteiro inspirado pelo perturbador "Laranja Mecânica" de Anthony Burgess, e algumas de suas músicas são baseadas em "Lolita", outro clássico. (Aposto que por essa você não esperava)

Four Walls (Bastille)
O polêmico "A Sangue Frio' de Truman Capote serviu de fonte para essa música, que apesar de excelente, possui um ritmo um tanto que suave demais para o tema.

Thirty Seconds to Mars (Hurricane)
Apresar do Hurricane não ter sido explícito quanto a inspiração de "O Corvo" de Poe, a versão sem censura do clip da música para o single release cita diretamente as seguintes linhas do poema: "Profundamente naquela escuridão vazia, por muito tempo eu fiquei lá pensando, temendo, duvidando, sonhando sonhos que nenhum mortal ousou sonhar antes ".
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Oi, Maldito.
    Algumas eu já sabia, mas outras me surpreenderam!
    Adorei!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir