domingo, 29 de janeiro de 2017

5 Livros da literatura gótica moderna

A literatura já foi muito citada por aqui explorando suas origens e redescobrindo clássicos empoeirados de um gênero que nunca perde a sua classe. E apesar dele ter sido revitalizado nos últimos anos através de filmes e séries que trazem uma estética toda nova à esse conceito, a cultura gótica permanece imaculada e ainda fiel as suas origens.
Mais do que músicas e moda, a literatura é considerada pelos adeptos mais antigos como a semente de um estilo conhecido principalmente pelos seus temas densos e sombrios, encabeçada por autores com vidas tão opacas quanto suas escritas, como Edgar Allan Poe
E nas mãos de novos escritores, essa liturgia permanece reverberando em obras que mantém o gênero vívido. Abaixo indicamos alguns desses títulos que seguem com essa tradição:

✔ Há um demônio atrás da porta - poesia gótica (Karin Poetisa)
Há um Demônio Atrás da Porta... Poesia Gótica, reúne poemas permeados ora pelo sombrio e melancólico, outrora pelo crítico e sarcástico, característicos da escrita da autora em diferentes períodos, em momentos diversos.
Aborda o horror da morte e da vida, o vampirismo e a paixão arrebatadora, o conflito suicida e recorrente, porém inconcluso. 
Cada poema é uma confissão... Ou um lírico engodo para intrigar e seduzir o leitor.

✔ Leonora (Heloisa Prieto)
Com um enredo que alterna dois focos narrativos de maneira muito bem amarrada e envolvente, Lenora mostra dois destinos que se cruzam de forma tão intensa quanto poética. A trama é centrada nas reminiscências de Duda, o percussionista da banda Triaprima, ícone do rock nacional nos loucos anos 1970, e na angústia da jovem Lenora, uma garota dos anos 2000, diante do medo que ela sente do mar e do estranho fascínio de seu nome, uma homenagem à vocalista do Triaprima, que também é título de uma de suas músicas e de um belo poema de Edgar Allan Poe.
Misturando o poder da música e da poesia a reflexões sobre astrologia, as forças do universo e o ideal de paz e amor dos anos 60 e 70, Heloisa Prieto vai tecendo uma história ao mesmo tempo realista e sobrenatural capaz de inebriar o leitor e prender sua atenção da primeira à última página. Neste caldeirão não faltam referências musicais e literárias que formaram gerações e dão ainda mais força ao enredo. Tudo isso, aliado à escrita fluida e delicada da autora, faz de Lenora um romance gótico de rara luz e beleza. (Editora Rocco)

✔ Contos E Poemas Góticos De Carlie Marie (Catia Mourão)
Neste livro, Catia Mourão nos apresenta uma coletânea de textos que vão de poesias góticas à contos de suspense e terror.
Escritos originalmente em espanhol e recentemente traduzidos para o português, os textos refletem os sentimentos da vampira Carlie Marie, que posteriormente se tornou personagem central da saga Mais Além da Escuridão.
Em Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie, a autora agracia o leitor com textos objetivos e surpreendentes. Seus vampiros, anjos e demônios, movidos por sentimentos intensos, são críveis, e evidenciam o quanto meros mortais vivem à borda das emoções, divididos entre a obscuridade e a luz.

✔ Purgatorial (Fernando Ribeiro)
Lançado em 2015 em Portugal, Purgatorial é uma compilação da carreira poética de Fernando Ribeiro, mundialmente conhecido por ser o vocalista da banda portuguesa de heavy metal e metal gótico Moonspell, atração do Rock in Rio 2015. 

Essa edição traz um livro inédito de poesias, além dos três livros publicados anteriormente, contendo mais de 100 poemas. A edição brasileira apresenta ainda material exclusivo: um diário de viagem da turnê mais recente da banda, um trecho de um romance ainda inédito, contos e um pequeno ensaio sobre a convivência entre Crowley e Fernando Pessoa. (Editora Aquário Editorial)

✔ Cidade dos Deitados (Heloisa Prieto)
Não é preciso ser gótico para se divertir com esta história do além. Meia noite, sexta-feira 13, o pneu do carro fura em frente ao cemitério. É só o começo da aventura narrada por uma garota. Heloisa Prieto conduz o leitor por esta cidade - habitada por seres aparentemente deste, mas, na verdade, de outro mundo.
As ilustrações de Elisabeth Tognato carregam referências do mundo gótico, punk e rock´n´roll para retratar os vultos fantasmagóricos. Libreto: Como surgiu o hábito de se enterrar os mortos? O que é a arte tumular? Onde estão enterradas pessoas ilustres da cidade? Como agendar uma visita guiada ao cemitério da Consolação?
As profissões ligadas à morte: catador de velas, zelador de túmulos, maquiador de defuntos... Neil Gaiman, Charles Baudelaire, Jim Morrison, Edgar Allan Poe e outros poetas que entoaram a morte. Texto exclusivo do artista plástico Alex Cerveny sobre os principais cemitérios do mundo. (Editora Cosac Naify)
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Acho que vou começar a me assriscar a ler esse tipo de gênero,gostei das dicas. Abraços
    Ritinhaangel.com.br

    ResponderExcluir