segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Dicas para escrever contos curtos para antologias e outras mídias

Apesar do título desta postagem fazer parecer algo fácil, escrever sempre será uma tarefa difícil. Não existe uma fórmula mágica que faça seus escritos caírem no gosto popular, até porque, se existisse uma maneira exata de se fazer as coisas, como afirmam os gurus da auto-ajuda, eu mesmo estaria seguindo os meus próprios conselhos e utilizando nos meus trabalhos como escritor.
No entanto, existe sim algumas formas básicas de maximizar suas chances de ter o seu trabalho publicado em alguma mídia, apenas se organizando, encontrando o nicho certo, e escrevendo uma história que as pessoas queiram ler. E isso é provavelmente é o máximo que alguém poderá te ajudar nessa jornada,... o resto é com você:

Organização
Se você escreve histórias em um ritmo constante, é provável que já tenha em mente uma lista de revistas, sites e antologias em que gostaria de vê-las publicadas. 
O primeiro passo é catalogar o seu trabalho, e descobrir quais deles você pretende enviar para os editores, quais são inéditos, quais já forma publicados em seu blog pessoal (maioria dos mercados conta como uma publicação), e aqueles que você acha que não são bons o suficiente para sair da gaveta. Crie pastas com essas classificações, separando por gêneros, data de criação, tamanho, e outras especificações.
Em seguida é necessário encontrar o canal certo para publicar seus textos. E nesse passo, existe alguns pontos a se considerar: Quais veículos (impressos ou onlines) aceitam textos externos, quais deles possuem afinidade com a sua escrita, e de que forma essa publicação irá lhe render benefícios. Porque é óbvio que um retorno pelo seu trabalho é importante, seja ele remunerado ou revertido em exposição publicitária.

Conheça as regras
Em cada lugar que você pretende publicar, irá sempre se deparar com um conjunto de diretrizes para que seu texto seja cogitado para publicação. E é importante ler atentamente cada uma dessa regrinhas miúdas, principalmente as das antologias. 
Querendo ou não, é indiscutivelmente a melhor maneira de compreender o meio em que pretende introduzir seu texto. Muitos deles exigirão que a história seja completamente inédita, não cederão cópias para os autores, ou descartarão seu trabalho de cara se perceberem que nada tem a ver com o conteúdo que trabalham. Não perca o seu tempo, nem faça o editor perder o dele. Saiba exatamente onde investir o seu talento.

Evite erros
Eu não quero aqui chover no molhado, portanto tentarei ser o mais breve possível nessa questão. Leia o regulamento de inscrição e submissão de texto com muito cuidado. Tome nota da contagem de palavras máxima e mínima solicitada, em qual plataforma o texto precisa ser enviado e por onde;
Confira as especificações de formatação;
Fique atento aos elementos que eles não querem ver na história, como violência extrema, erotismo, ou clichês;
Leve em conta a faixa etária que eles pretendem atingir;
Por fim, seja curto e simples na apresentação da sua biografia.

Seja profissional
Sempre. Mesmo que esteja começando agora, não há nada de errado em seguir uma conduta profissional, já que, de alguma forma, estamos falando do seu trabalho que custou tempo e esforço para ser executado.
Centenas de escritores começaram em antologias pequenas, e chamaram a atenção de editores devido ao amadurecimento de sua escrita. 
Procure por outras antologias já publicadas pela editora em questão, avalie a quanto tempo ela desenvolve esse tipo de projeto, pesquise pelos autores que já participaram desses trabalhos, e avalie as suas opções.

Escreva uma boa história
Eu não tenho como lhe dizer como escrever bem, mas posso deixar aqui alguns conselhos práticos e úteis:
Leia outras publicações do gênero para saber que tipo de enredo evitar.
Procure por livros de escritores consagrados que contam segredos dos seus processos de criação.
E o mais importante,... se mantenha escrevendo. 
Quanto mais você escreve, melhor os contos ficam, e mais variedade de material você terá para enviar. Caso precise de um incentivo, confira as nossas ideias motivadoras para ajudar escritores preguiçosos.

Tem alguns conselhos de sua preferência que deseja incluir nessa lista? Gostaríamos de ouvir suas opiniões em nossos comentários.

Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário