terça-feira, 18 de abril de 2017

Aqueles momentos em que preferimos o livro digital

Os livros de papel são fascinantes, o que torna grande parte deles um objeto de desejo para muitos leitores. E mesmo quando se usa algum eReader para a leitura, já comentamos aqui que em algumas ocasiões, tudo que queremos é desfrutar do tradicional formato físico.
Mas, apesar de ainda sermos apegados ao cheiro do papel, temos que admitir que os eBooks também possuem as suas vantagens. Vejamos aqui alguns desses casos:


Não precisa esperar pela tradução de um livro que você esteja ansioso para ler
Embora algumas livrarias permitam que se compre livros importados publicados em sua língua original, quase nunca esses títulos são lançamentos recentes. E para os mais impacientes (e que dominam a língua inglesa), com apenas um 'click' se pode ter o livro que deseja assim que ele chega no mercado, sem depender das editoras para um lançamento nacional.

Quando o livro é muito grande e pesado
Quem já leu qualquer volume de "As Crônicas de Gelo e Fogo" por George RR Martin, sabe bem o incomodo que é carregar um desses exemplares por aí. O eBook resolve esse problema e ajuda muito a leitura dessas obras em transportes públicos.

Quando se procura uma leitura despretensiosa
Lemos por muitas razões, e uma delas é por puro lazer. Sendo assim, nem toda leitura precisa obrigatoriamente compor a coleção da sua estante. às vezes queremos experimentar histórias efêmeras, sem nenhuma obrigação em levá-la adiante.

Quando queremos ler e comer ao mesmo tempo
Tentar ler enquanto comemos sempre é uma manobra arriscada, e virar a página com os dedos sujos de comida é a parte mais complicada. Sempre pode ocorrer algum acidente com o livro de papel. Na versão digital essa tarefa fica bem mais fácil (e menos perigoso).

Ajuda muito quando você precisa fazer mudança
Só quem já teve que passar por uma mudança de lar, sabe o tormento que é desalojar, encaixotar e transportar a sua coleção de livros. Haja braço! Essa é aquela hora que você começa a dar valor a cada eBook que deixou de comprar para poder ostentar um exemplar físico.

Quando viajamos por um longo período de tempo
Você pode lotar o seu aparelho de títulos e manter bastante espaço livre na sua mala, sem correr o risco de ficar sem ter o que ler enquanto estiver fora de casa.

Quando se quer descobrir um novo escritor
Vamos dizer apenas que sou mais suscetível à compra obras de escritores desconhecidos na versão eletrônica, do que na de papel.

Quando queremos ler na cama
Além de deixar menos partes do corpo exposta fora da coberta em dias frios, não tem perigo de amassarmos o livro caso a gente durma durante a leitura, e role por cima de suas páginas.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Nossa! Que postagem perfeita!
    Eu amo meus livros físicos, mas não vivo sem o meu ereader!! Os livros ficam lindos na estante e são uma delícia de ler, mas no dia-a-dia não é tão fácil assim lidar com uma coleção enorme! Haja paciência para limpar tudo o tempo todo e para arrumar lugar para guardar!! Rs...
    Acho fantástico o fato de não precisar segurar o ereader aberto ou ter que virar as páginas! Facilita demais a vida!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso como você Camila...rsrs. Amo a imagem deles na estante do meu quarto.
      Fora, sentir seu cheiro e eles nas mãos, não se compara.
      Kátiah Eronn.
      Blog: Reinvente-seee!
      http://www.reinvente-seee.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. alguma dica de ereader? eu ainda reluto em deixar as paginas de papel, e nao faço ideia de qual deles experimentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder Bruno,...Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, precisa saber qual deles se adapta melhor a sua necessidade.
      Particularmente eu uso o Lev, da Saraiva.

      Excluir
  3. Eu ainda prefiro os pesos, todos os impecilhos que o livro possa gerar, mais sentir eles nas mãos, seu cheiro. Sua essência deliciosa, jamais um livro digital conseguirá causar tanta magia como o próprio livro em suas mãos.
    Mas, amei sua postagem. Sou apaixonada por bons livros. Toda semana devoro um..rs
    Te seguindo aqui.

    Kátiah Erronn.
    Blog: Reinvente-seee!
    http://www.reinvente-seee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir