sexta-feira, 17 de março de 2017

Dicas para escrever o primeiro capítulo do seu livro

Editores literários recebem centenas de escritos originais para submissão todos os dias, e precisam ser altamente seletivos para tomar a difícil decisão de convencer uma editora em investir em um deles... Mas o que faria os editores realmente sentar, prestar atenção, e sentir a vontade necessária para continuar a leitura de um original?

1. Uma primeira linha convidativa, original e cuidadosamente pensada para chamar a devida atenção.
2. Uma tom atraente. Experimente, teste, avalie, e escolha o tom de narrativa que seja emocionante para o leitor.
3. Não se afobe para dizer ao leitor tudo de uma vez. Você pode ir introduzindo informações no transcorrer do enredo. No entanto, é importante dar uma boa noção de espaço e tempo inicial, para que o leitor possa entender o contexto da sua história.
4. Esse é o momento de buscar a perfeição. Melhorias virão com a edição, mas é importante começar de baixo. Evite erros estúpidos de digitação, e gaste o tempo que julgar necessário com revisões.
5. Concentre-se em um personagem principal. Você pode introduzir o resto do elenco mais adiante, mas esse do primeiro capítulo é o que o leitor precisa para se ligar imediatamente com a história.
6. Apresente pelo menos uma pista sobre o conflito central da trama. Isso servirá de guia para o resto do livro.
7. Saiba para onde está indo, e quem é o seu público. Você pode não ter todo o enredo previamente definido, mas precisa ter um plano claro para o desenvolvimento do livro a partir do capítulo de abertura. Tenha o bom senso de afinar a narrativa com o público que pretende atingir. Alguns autores, por exemplo, escrevem romances adultos como se estivessem falando com crianças.
8. Evite clichês. E talvez um dos piores deles seja começar uma história com o seu protagonista acordando de um sonho.
9. Evite começos falsos. Muitas vezes um livro começa com uma entrada falsa, seja um prólogo, prefácio. um flashback, ou os três de uma vez. Esse tipo de coisa pode passar a impressão de indecisão, ou falta de confiança.
10. E por favor, nada de higiene pessoal nas primeiras páginas.


Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Não tenho intenção nenhuma de escrever um livro de ficção, mas adorei as suas dicas e vou compartilhá-las!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir