quarta-feira, 19 de abril de 2017

Pela primeira vez, obra poética de Hilda Hilst é reunida em um único volume

Desde julho do ano passado, a obra de Hilda Hilst ganhou um novo lar no mercado editorial: a Companhia das Letras. E agora chega às livrarias 'Da Poesia', um volume reunindo a dispersa poesia completa de Hilda — 25 livros publicados de 1960 a 1995 e mais alguns poemas inéditos, encontrados na Sala de Memória Casa do Sol e no acervo da Unicamp.  Este é o primeiro lançamento do projeto de relançamento dos livros da autora, que contará também com um volume dedicado à prosa em 2018.
O projeto foi possível por conta do trabalho do Instituto Hilda Hilst, que preserva seus escritos e tem sua sede na Casa do Sol, local que também abriga artistas de todo o Brasil com seu programa de residência criativa. É de lá que saem textos, vídeos, áudios e imagens inéditas de uma das principais escritoras brasileiras do século XX.

SINOPSE:A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início à sua carreira. Ao longo de 45 anos, entre 1950 e 1995, a poeta publicou em pequenas tiragens graças ao entusiasmo de editoras independentes, com destaque para Massao Ohno, seu amigo e principal divulgador. No início dos anos 2000, os títulos de Hilda começaram a ser editados pela Globo. A partir desse momento, a sua escrita - até então considerada marginal e hermética - passou a ter ampla divulgação e a receber o interesse de uma legião de leitores e estudiosos. Agora, a Companhia das Letras reúne, pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro, que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. 
O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas e a Berta Waldman, publicada no Jornal do Brasil em 1989. A poesia de Hilda - que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre - explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século passado.

Para conhecer a obra completa, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Essa edição ficou linda!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir