sexta-feira, 14 de abril de 2017

Porque os escritores precisam ser mais parecidos com os rappers

Imagino que todos aqui já devem ter ouvido a expressão 'Atitude Roc'k Roll' em algum momento da vida, um termo que vai muito além do gênero musical. E durante muito tempo eu achei que era exatamente esse o elemento que estava em falta no meio literário. 
No entanto, após ponderar bastante sobre o paralelo entre a música e a literatura, venho percebendo que são os rappers, e não as estrelas do rock, que deveriam servir de inspiração para os autores atuais. E aqui estão algumas razões bem coerentes que podem te convencer disto:


Estilo
Eu não estou falando de cordões de ouro, tatuagens nas sobrancelhas e nem lâmina nos dentes, mas me refiro principalmente a forma de se vestir. E isso os rappers fazem bem. Dos ternos caros até as camisetas folgadas, os rappers tendem a fazer de suas roupas um complemento do que bradam nas letras. Alguns autores como Issac KirkmanChuck Palahniuk possuem estilos próprios inconfundíveis, e é disso que estamos precisando. Não esqueça que o seu peito é um outdoor, use camisetas com estampas que promovam seu trabalho ou a sua personalidade, e não seja apenas mais um escritor de jeans e camiseta xadrez perdido na multidão.

Confiança
Basta uma olhada rápida nos cantores de rap, para ver que nenhum deles chegou onde está pelo rostinho bonito, e sim pelo talento. E mesmo não seguindo exatamente o padrão estético social, observe como se comportam nos clips, durante uma entrevista, ou até mesmo encima dos palcos. Esses caras tem mais auto-confiança do que o Jon Snow. Essa atitude protuberante é visível em todos eles, e os autores poderiam usar um pouco dessa confiança nos poucos espaços que conseguem em frente a mídia.

Colaboração
Vejo muitos autores reclamando que o ato de escrever é uma atividade solitária. Isso é uma verdade, mas não tem que ser assim o tempo todo. Trabalhar com colaboradores é sempre uma opção,  e muitos grandes escritores já trabalharam, e ainda trabalham, dessa forma. Além de se poder criar uma narrativa em conjunto, existe outras maneiras dos autores atuarem em grupo. Por exemplo, você pode pedir para alguém escrever a voz de algum personagem da sua história, ou mesmo pedir alguém para te ajudar com o desenrolar de um enredo pegajoso. Pense em outras possibilidades de executar essa colaboração, porque é uma ótima maneira de se obter novos ângulos sobre a sua narrativa.

Mídia Social
Os rappers estão em constante afinidade com as plataformas sociais. Isso os ajuda a construir um relacionamento com o seu público. Uma única tuitada com o link do seu livro na Amazon não é o suficiente. Compartilhe um pouco mais do seu dia-a-dia. Envolver as pessoas em suas mídias sociais, responda os leitores, compartilhe o trabalho de outros autores, post fotos de lugares que visita, e não tenha medo de ser engraçado. Alguns leitores podem se satisfazer consumindo apenas o seu livro, mas na era atual, muitos deles consomem também a sua personalidade nas redes sociais.

Compromisso com a sua imagem
Ninguém se importa com Shawn Corey Carter ou Marshall Bruce Mathers III, mas todos querem saber mais sobre Jay Z e Eminem. Se você observar autores como Chuck Palahniuk, JK Rolwing e George Martin, verá que ser um autor / pessoa / persona é tudo a mesma coisa para eles. Você precisa ser o que você é o tempo todo. Comprometa-se com as suas ideias, e no final tenha certeza de que suas atitudes combinem com o seu discurso.


Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário