segunda-feira, 3 de julho de 2017

5 Livros que contam a história da Cultura Geek

A Cultura Geek está no topo do mundo: Filmes de super-heróis dominam as bilheteiras dos cinemas, as gigantes Marvel e DC brigam frame a frame pela supremacia na tela, e ainda contamos com as entradas pontuais do novo universo de Star Wars em todas as mídias possíveis. E com isso, a linha tênue que divide o 'mundo nerd' do mainstream, vai ficando cada vez mais difusa.
Por conta deste fenômeno, achamos que poderia ser útil explorar algumas obras que narram parte da história dessa cultura, e que podem nos ajudar a entender como chegamos a esse ponto do tempo:

✔ Luke Skywalker Não Sabe Ler (Ryan Britt)
O Ensaísta Ryan Britt foi sexualmente educado por fotografias sensuais de dinossauros, beijou Jar-Jar Binks à meia-noite e descobriu como acabar com a depressão com uma maratona de Doctor Who na Netflix. Alternando entre anedotas pessoais, insights hilários e análises inteligentes, Luke Skywalker não sabe ler vai provar que conhecer Barbarella é bom para você, que filmes de monstros são comédias românticas com problemas de comprometimento, que Drácula e Sherlock Holmes são completos hipsters e, o mais chocante: que todos os personagens do universo Star Wars são analfabetos funcionais.
Rompendo tempo e espaço, dos bastidores de circos há mais de cem anos às comic cons de hoje, dos cantos mais escuros da galáxia ao conforto do seu sofá. Para todos os que já fingiram que a lanterna era um sabre de luz, ficaram na fila do cinema à meia-noite ou sonharam em ser abduzidos por alienígenas, Luke Skywalker não sabe ler tem todas as respostas para as perguntas que você nunca pensou em fazer! (Editora Pandorga)
✔ Superman: Uma Biografia não Autorizada (Glen Weldon)
Ao longo dos anos, o Superman construiu uma imagem bem marcante no imaginário popular, mas a verdade é que o Homem de Aço já passou por muitas transformações desde 1938, quando foi criado. Como ele se tornou tão popular? O que mudou com o tempo e que características persistem ao longo das décadas? Este livro conta a história do primeiro e mais popular super-herói do mundo, analisa o fenômeno cultural que o Homem de Aço se tornou, considerando as influências que ele vem sofrendo, não só do tempo, mas de todas as mídias por onde passa (quadrinhos, rádio, televisão, cinema...).
É claro que não poderiam ficar de fora desta biografia a figura icônica de Clark Kent, seus companheiros de trabalho Louis Lane e Jimmy Olsen, o seu chefe Perry White, além do arqui-inimigo Lex Luthor. Reconstruindo a trajetória completa do herói, desde as primeiras aparições nos quadrinhos até os mais recentes filmes para o cinema, passando por programas de TV e até pelo musical da Broadway, esta obra vai conquistar diversas gerações, dos mais jovens aos mais velhos, e revelar tudo sobre o super-herói favorito de muita gente. (Editora Leya)
✔ Como Star Wars Conquistou o Universo (Chris Taylor)
Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias - praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas. 
Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal. (Editora Aleph)
✔ Manual da Garota Geek (Sam Maggs)
O manual da garota geek é o guia especial de tudo aquilo que nos faz incrível: nossas paixões. Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida. 
Não importa o que você ame, se quadrinhos, seriados de ficção científica, literatura juvenil, se acabou de chegar ou se adora há anos, para ser uma garota geek o importante é amar com intensidade. Desde aprender a iniciar um blog legal sobre seus hobbies, planejar o próximo cosplay, organizar um evento geek ou simplesmente entender que tipo de nerd você é, este livro está aqui para ajudá-la. Encontre aqui tudo o que você precisa para que sua nerdice seja longa e próspera! (Editora Única)
✔ Jogador Nº 1 (Ernest Cline)
Um mundo em jogo, a busca pelo grande prêmio. Você está preparado, Jogador número 1? O ano é 2044 e a Terra não é mais a mesma. Fome, guerras e desemprego empurraram a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto. Wade Watts é mais um dos que escapa da desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS, uma utopia virtual global que permite aos usuários ser o que quiserem; um lugar onde se pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980.
Mas a possibilidade de existir em outra realidade não é o único atrativo do OASIS; o falecido James Halliday, bilionário e criador do jogo, escondeu em algum lugar desse imenso playground uma série de easter-eggs que premiará com sua enorme fortuna ( e poder ) aquele que conseguir desvendá-los. E Wade acabou de encontrar o primeiro deles. (Editora Leya)
Conhece outros títulos que considera indispensável para essa lista?! Deixa a sua sugestão em nossos comentários e colabore com essa postagem!
Gostou? Curta nossa fanpage no Facebook...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 . :

Postar um comentário