5 Livros essenciais da literatura irlandesa
Para alguns, a celebração o dia de St. Patrick pode ser apenas mais uma desculpa para se vestir de um verde vivo, exibir um trevo de quatro folhas e encher a cara das mais variadas bebidas, quando na verdade a data também deveria ser um momento solene para honrar a herança da cultura irlandesa.
Pensando nisso, aproveitamos essa oportunidade para executar mais um tour literário e selecionar alguns livros incríveis de autores irlandeses. Assim como já fizemos com a África, Portugal, Argentina e o Japão.
De clássicos a títulos contemporâneos, confira abaixo cinco escritores essenciais desta terra fascinante:
✔ O Covil do Verme Branco, de Bram Stoker

Nessa história, Bram Stoker é quase capaz de criar uma versão feminina do seu próprio Drácula, ao apresentar uma criatura sedutora e letal, e associá-la a figura fascinante de uma serpente.
O Covil do Verme Branco foi publicado originalmente em 1911, na Inglaterra, e depois republicado com partes editadas em 1925. Trata-se de um clássico cult do terror e mais uma grande obra de Abraham “Bram” Stoker que virou filme, chegando às telas do cinema em 1988 (Editora Labareda).
✔ Nora Webster, de Colm Tóibín
Viúva aos quarenta anos, com quatro filhos e pouco dinheiro, Nora perdeu o amor de sua vida, Maurice, o homem que a resgatou do mundo acanhado em que foi criada. E agora ela teme ser arrastada de volta para esse universo. Ferida, determinada, inclinada à discrição numa comunidade onde todos querem saber da vida de todos, Nora afunda na própria dor e fecha os olhos ao sofrimento dos filhos.
Mas ainda assim ela tem momentos de impressionante empatia e bondade, e quando volta a cantar, depois de décadas, encontra um consolo, uma causa, um porto seguro – ela mesma. (Companhia das Letras)
✔ Quarto, de Emma Donoghue

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar. (Editora Verus)
✔ A Jornada de Felícia, de William Trevor
Uma adolescente grávida deixa a Irlanda rumo à Inglaterra em busca do pai de seu filho. Sem um endereço e apenas com a informação de que seu namorado trabalha em um fábrica de cortadores de grama, Felícia embarca em uma viagem que transformará sua vida.
Considerado o maior contista da língua inglesa, William Trevor vê seus romances como uma reunião de histórias curtas. Em A jornada de Felícia, o autor explora aspectos sombrios da vida a partir de acontecimentos banais. Rejeitada por sua família por estar esperando um bebê de Johnny Lysaght, Felícia foge para procurá-lo perto de Birmingham. O acaso a coloca diante de Mr. Hilditch, um estranho funcionário de uma fábrica que se diz um benfeitor de moças desamparadas. Embora aceite a proteção de Mr. Hilditch, logo a menina percebe que ele não é bem o que parece.
De acordo com The New York Times, A jornada de Felícia é “uma narrativa perfeitamente estruturada e arrepiante sobre a perda da inocência e o alto preço dos sonhos”. A história mistura a Inglaterra pós-Margaret Thatcher com flashbacks da infância de Felícia em uma cidadezinha irlandesa. A visão provinciana e inocente da menina é contraposta à dureza dos distritos industriais. Trevor estabelece um contraste entre a realidade da protagonista e seus sonhos. A jovem passa por diversas dificuldades, Johnny parece cada vez mais obscuro e ela se vê diante de acontecimentos inesperados que exigem maturidade e frieza a cada passo.
O livro apresenta um rito de iniciação que ultrapassa a questão da maternidade. Como é característico da obra do escritor, os golpes do acaso moldam o destino de Felícia e de Mr. Hilditch sem que eles tenham controle do que está adiante. O suspense, o mistério e uma atmosfera de terror pontuam ente envolvente relato sobre descobertas e paixão. (Editora Biblioteca Azul)
✔ Deixe o Grande Mundo Girar, de Colum McCann

As vozes desses e de outros personagens se misturam para recriar toda a efervescência de uma época, a Nova York dos anos 1970.
Colum McCann compôs uma obra-prima pungente, a história de um mundo que não cessa de se reinventar. (Editora Record)
Veja Também: