5 Livros para amantes de Cerveja
Quando o assunto é cerveja, acho que todos concordam que não se tem muito o que falar a respeito… Apenas, beber. Mas, caso você queira ir além disso e construir a sua própria cervejaria artesanal, servir algumas especiarias de trigo para convidados especiais, ou até mesmo saber o que experimentar em viagens internacionais, tudo isso são coisas que ainda podem ser aprendidas através dos livros.
Para degustar essa questão, consultamos nossa estante pessoal para tentar criar uma lista épica com alguns dos melhores livros sobre cerveja. Dentre algumas leituras especializadas, e outras que mantém a bebida como seu tema central, vale a pena consumir essas dicas com moderação entre um gole e outro.
✔ Filosofia de Botequim: 48 Questões Filosóficas para Acompanhar Sua Cerveja, de Matt Lawrence

Você será estimulado a degustar com vagar e atenção cervejas excepcionais, ao mesmo tempo em que aprofundará seu conhecimento de questões filosóficas fundamentais, propostas pelos grandes pensadores da história. Temas que são verdadeiros enigmas, como livre-arbítrio, natureza humana e existência divina, rendem ébrias e produtivas reflexões, para quem é, ou pretende ser, um autêntico filósofo de botequim. Ao final, um saboroso anexo com 12 cervejas brasileiras especiais, para você, quem sabe, discutir se Deus é mesmo brasileiro (Editora Tordesilhas).
✔ Cervejas, Brejas e Birras, de Mauricio Beltramelli

✔ Cerveja Feita em Casa, de Greg Hughes

Para facilitar a escolha das receitas, as cervejas são classificadas por características, como frutadas e pungentes, gasosas e refrescantes, mais lupuladas, ou complexas e encorpadas; e estilos, como Lagers, Ales, de trigo e mistas, além das variações conforme os países de origem (Editora Publifolha).
✔ A Revolução da Cerveja Artesanal, de Steve Hindy
Como um grupo de microcervejeiros está transformando a bebida mais apreciada do mundo.

Nos últimos cinquenta anos, o consumo de cerveja artesanal passou por um crescimento gigantesco. Nas décadas de 1960 e 1970, alguns iconoclastas criaram a base para a revolução das cervejas artesanais, em defesa de uma cerveja forte, saborosa, com 100% de malte, que desafiava a lager leve das marcas tradicionais. Juntos, os cervejeiros que seguiram seus passos mudariam o modo como as pessoas pensam e bebem cerveja.
Esses novos fabricantes restabeleceram a bebida em seu devido lugar, ou seja, como um produto de fabricação local, que diz algo sobre sua cidade e região. Hoje existem mais de 2.700 cervejarias artesanais nos Estados Unidos, enquanto mais outras 1.500 estão surgindo; e a influência da cerveja artesanal norte-americana chegou às grandes nações cervejeiras, incluindo o Brasil (Editora Tapioca).
✔ Cerveja em Casa, de Christina Perozzi

Desde cervejas mais leves como as blondes e a black smoke pale até cervejas mais encorpadas como brown ales e dubbels, o livro traz receitas especiais para cada época do ano. Ainda há dicas e receitas de harmonizações para acompanhar as suas criações.
Você aprenderá:
-Receitas simples de corantes, xaropes e conservantes que se tornarão aditivos exclusivos para a sua produção.
– Os dez erros mais comuns a evitar durante a produção.
– Como fazer uma cerveja com toque de uísque, adicionando cubos de barril de carvalho à receita.
– Como fazer uma deliciosa cerveja típica alemã em apenas 15 minutos.
Cerveja em Casa mostra como fabricar cervejas saborosas, interessantes e inovadoras no conforto de sua casa, e você terá orgulho de compartilhá-las com seus amigos! (Editora Tapioca)