5 Novos Autores que arriscaram no gênero ‘Jovem Adulto’
O gênero considerado ‘Jovem Adulto’ estourou na cena literária, depois de um longo tempo esquecida em uma zona morta, finalmente as editoras começam a guinar um bom mercado destinado para essa faixa de idade (entre 18 e 25 anos). E se levarmos em conta as crescentes publicações independentes, podemos ver que o estilo vem trilhando longos caminhos nas duas esferas.
Particularmente, eu nunca entendi porque esse período da vida foi negligenciado pela literatura, afinal, alguns dos acontecimentos mais significativos da minha vida ocorreram nessa idade, praticamente tudo que formaria o meu caráter dali por diante. E garanto que muitas pessoas concordariam comigo nesse sentido. Graças a popularização desse ‘novo gênero’, agora podemos conhecer histórias onde o protagonista tem apenas vinte e poucos anos de idade, cheio de inseguranças e passando por momentos delicados da sua formação como pessoa.
É bem verdade que todos ainda estamos sendo apresentados a essa nova possibilidade, e pouco se sabe sobre o futuro dos livros para Jovens Adultos. Mas, de acordo com o mercado atual, já podemos apontar alguns bons autores que arriscaram nesse tipo de narrativa, tiveram coragem suficiente para ousar em sua escrita e já são considerados alguns dos pioneiros dentro do estilo:
✔ Perdendo-me, de Cora Carmack

Este livro vai te fazer soltar altas gargalhadas diversas vezes. Uma história de amor comovente, romântica e muito engraçada.
✔ Belo Desastre, de Jamie McGuire

Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.
✔ Dublin Street: Perseguida Pelo Passado, de Samantha Young
Traumatizada pelo seu trágico passado, a americana Joss muda-se para a Escócia, na romântica Edimburgo, onde espera começar uma nova vida. Durante quatro anos tenta negar memórias dolorosas, refugiando-se na escrita, no sonho de um dia, finalmente, pôr os seus fantasmas no papel. Mas de repente tudo muda… Quando vai morar em um luxuoso apartamento na Dublin Street, conhece o desconcertante Branden, um carismático milionário que exerce sobre ela um irresistível fascínio. Joss se vê numa encruzilhada. Sabe que a atração entre ambos é imediata, avassaladora.
Mas os demônios do seu passado a impedem de se entregar ao sensual escocês. É então que ele lhe propõe um estranho acordo, que lhes permitirá explorar a atração entre eles sem se envolverem emocionalmente.
Joss aceita. E no início acredita, inocentemente, que o acordo vai dar certo. Mas Branden quer mais, muito mais, quer tudo. Quer desvendar todos os seus segredos e está disposto a mudar o que for preciso para tê-la por inteiro.
✔ Entre o Agora e o Nunca, de J.A. Redmerski

Andrew se aproxima da companheira de viagem, primeiro para protegê-la, mas logo uma conexão irresistível se forma entre os dois. Camryn tenta lutar contra o sentimento, já que jurou nunca mais se apaixonar desde a morte de Ian. Andrew também tenta resistir, motivado pelos próprios segredos. Narrado em capítulos que alternam as vozes de Andrew e Camryn, Entre o agora e o nunca é uma história de amor e sexo, na qual os personagens testam seus limites, exploram seus desejos e buscam o caminho que os levará à felicidade.
✔ O Futuro de Nós Dois, de Jay Asher e Carolyn Mackler

Adorável. Ao mesmo tempo uma comédia romântica e um sutil lembrete de que às vezes devemos nos desconectar para viver o momento.
O primeiro romance de Jay Asher, Thirteen reasons why, é um best seller do New York Times traduzido para mais de 30 países e com milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos.