Conheça a lista dos livros que vão virar filmes este ano
Eu costumo dizer que a literatura é a base de qualquer tipo de arte. Seja qual for a forma de expressão artística envolvida, tudo sempre começa com a escrita, nem que seja um pequeno esboço da ideia resenhada em um simples bloco de anotações.
A sétima arte por exemplo, o cinema, bebe dessa fonte sempre que lhe convém, e o resultado são diversos filmes baseados em livros. Este ano não será diferente, de fato veremos algumas boas obras literárias adaptadas para a telona. Ajuste o seu calendário e veja abaixo algumas dessas produções cinematográficas aguardadas para 2014 e sua ordem cronológica de lançamento. Quem sabe assim, você consegue acelerar para ler alguns desses livros antes de assistir ao filme, o que é uma experiencia infinitamente melhor que o inverso.
✔ Divergente, de Veronica Roth (em Março)

Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Se você não sabe o que todas as crianças estão falando, agora é sua chance de aprender. divergente tomou o mundo YA pela tempestade com sua história de uma população diferenciada por virtudes ( The Giver atende Chapéu Seletor) e 16 anos de velha garota que não se encaixa ou seja, como eles dizem, divergentes.
✔ A Culpa é das Estrelas, de John Green (em Junho)

E assim, com a intenção de realizar o maior desejo de Hazel – conhecer seu escritor favorito – ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino: Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal-humorado escritor – a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra-cabeça onde se encontram.
✔ A Viagem de Cem Passos, de Richard C. Morais (em agosto)

A Viagem de Cem Passos narra uma incrível jornada culinária existencial, da exótica Índia à sofisticada Paris. Mais do que o retrato de duas culturas, o livro de Richard C. Morais apresenta a leveza e o sabor da descoberta da própria individualidade em um mundo que pode ser bastante amargo. A vida do chefe imigrante é suculenta, viva e suas aventuras saborosas. Excelente para assistir com um balde gigante de pipoca com manteiga extra.
✔ Sete Dias sem Fim, de Jonathan Tropper (em Setembro)

Embora essa seja uma notícia triste, terrível mesmo é seu último desejo: que a família se reúna e cumpra sete dias de luto, seguindo os preceitos da religião judaica. Então os quatro irmãos, que moram em diversos cantos do país, se juntam à mãe na casa onde cresceram para se submeter a essa cruel tortura. Para quem aprendeu a vida inteira a reprimir as emoções, um convívio tão longo pode ser enlouquecedor. Com seu desfile de incidentes inusitados e tragicômicos, Sete Dias sem Fim é o livro mais bem-sucedido de Jonathan Tropper. Uma história hilária e emocionante sobre amor, casamento, divórcio, família e os laços que nos unem – quer gostemos ou não.
✔ Maze Runner, de James Dashner (em Setembro)

Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar – chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr… correr muito.
Correr ou Morrer é o primeiro volume da trilogia Maze Runner. Uma saga que, para seus fãs, evoca os mistérios da série Lost.
✔ Garota Exemplar, de Gillian Flynn (em outubro)

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino?
✔ Drácula Untold, baseado na obra de Bram Stoker (em Outubro)

A história de Drácula tem sido a base de incontáveis filmes e peças, óperas, balés, graphic novels e inúmeras outras mídias, sendo que o número de filmes que incluem referências a Drácula direta ou indiretamente chega a mais de 649 adaptações. A primeira adaptação para os palcos, encenada em 18 de maio de 1897, foi escrita e dirigida pelo próprio Bram Stoker e encenada uma única vez em Londres. A primeira adaptação para o cinema ocorreu em 1922 e envolveu uma questão judicial entre o diretor do filme e o espólio de Bram Stoker. F. W. Murnau, o diretor do filme, lançou a história com o título ‘Nosferatu: Uma sinfonia de horror’, apenas alterando o nome do protagonista (de Drácula para Orlok) e transferindo o local da trama da Inglaterra para a Alemanha. O espólio de Stoker venceu a batalha judicial, sendo que todas as cópias existentes de ‘Nosferatu’ deveriam ter sido destruídas, entretanto um pequeno número de cópias sobreviveu até os dias de hoje, sendo considerado um clássico do cinema de terror. Contudo, a versão mais conhecida e famosa da história de Drácula foi realizada pela Universal em 1931, estrelada por Bela Lugosi e dirigida por Tod Browning.
✔ Jogos Vorazes – A Esperança (Parte 1), por Suzanne Collins (em Novembro)

E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do “thriller”, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.
✔ O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez, de JRR Tolkien (em Dezembro)

O filme conclui a jornada épica de Bilbo Bolseiro, que se junta ao mago Gandalf e os treze anõs, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido Smaug. E que melhor maneira de acabar com tudo isso do que matando aquele detestável dragão.