Livros sobre Guerra que todo homem deveria ler – Parte II (O Retorno)
Quando fiz aqui a primeira parte dessa lista, já era previsto que fosse impossível concluí-la em apenas uma
postagem e por isso deixei em aberto para que os leitores usassem o
nosso espaço dos comentários e sugerissem outros títulos para compor um segundo
inventário sobre o tema. E parece que o plano deu certo! Com a contribuição desses leitores, conseguimos formular um novo repertório com excelentes livros sobre a Arte da Guerra.
postagem e por isso deixei em aberto para que os leitores usassem o
nosso espaço dos comentários e sugerissem outros títulos para compor um segundo
inventário sobre o tema. E parece que o plano deu certo! Com a contribuição desses leitores, conseguimos formular um novo repertório com excelentes livros sobre a Arte da Guerra.
Infelizmente nem todas as obras propostas estão disponíveis no mercado atual. Algumas não são mais publicadas no Brasil há muito tempo, outras não possuem versões traduzidas, e portanto, só por esse infortúnio, ficaram de fora dessa seleção.
“O estudo da guerra é o estudo da vida, porque a guerra é a vida em seu sentido mais cru. É a morte, o medo, o poder, o amor, a adrenalina, o sacrifício, a glória, e a vontade de sobreviver.”
Abaixo você encontrará a segunda parte (O Retorno) da nossa lista com um apurado dos livros de guerra sugeridos por nossos leitores na postagem anterior, e novamente contamos com vocês para que seus comentários enriqueçam esse acervo e gerem outras excelentes sequencias sobre o tema.
Cada obra é sobre uma civilização, causa, motivações e conjunto de táticas diferentes, mas são temas atemporais cujo as lições jamais envelhecem.
✔ Band of Brothers, de Stephen E. Ambrose

Uma equipe que teve 150% de baixas e considerava a medalha Purple Heart um distintivo. Baseando-se em horas de entrevistas com sobreviventes, bem como nos diários e nas cartas dos soldados, Stephen Ambrose conta a história desse notável grupo, que sempre recebia as missões mais difíceis, sendo responsável por tudo, do salto de pára-quedas na França nas primeiras horas da manhã do Dia D à captura do Ninho da Águia, a fortaleza de Hitler em Berchtesgaden. De seu rigoroso treinamento na Geórgia, em 1942, ao Dia D e à vitória dos Aliados, Ambrose teceu uma narrativa primorosa, com riqueza de detalhes, sobre as características dos soldados de infantaria de elite, transcrevendo no decorrer da obra as próprias palavras e depoimentos dos combatentes, o que dá mais veracidade à trama.
✔ Não há Dia Fácil, de Kevin Maurer e Mark Owen

No livro, Owen diz, ‘Ainda que narradas em primeira pessoa, minhas experiências são universais (…). Chegou a hora de registrar por escrito uma das mais importantes missões da história militar dos Estados Unidos. A explicação de como e por que ela teve sucesso se perdeu na cobertura jornalística da operação. (…) “Não Há Dia Fácil: Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden” conta a história dos Rapazes, o preço humano que pagamos e os sacrifícios que fizemos para executar esse serviço sujo. (…) Espero que, um dia, um jovem nos primeiros anos do ensino médio leia este livro e se torne um Seal, ou pelo menos viva uma vida maior do que ele próprio. Se isso acontecer, este livro terá valido a pena.’
✔ O Maior dia da História, de Nicholas Best

✔ Operações Secretas da Segunda Guerra Mundial, de Jesús Hernández

O autor aborda pela primeira vez essas operações que costumam ser esquecidas pelos livros de História, mas cujo impacto no andamento da guerra foi muito maior do que costuma se acreditar. Após a leitura destas páginas, sua impressão sobre a Segunda Guerra Mundial não será mais a mesma.
✔ Até o Último Homem, de Jeff Shaara

Enquanto isso, muito acima do caos terrestre, a tecnologia enxameia o céu com uma arma nova e devastadora: o avião. Com ele, surgem no horizonte novos tipos de heróis, os ases da aviação. Esses cavaleiros solitário duelam no esplendor de um céu aterrador, onde sua coragem e sua fibra são testadas a cada missão.
De Pershing, o Jaqueta Negra, aos entrincheirados fuzileiros navais, do Barão Vermelho aos pilotos americanos da Esquadrilha Lafayette, Até o Último Homem reproduz com vivacidade e precisão os cenários desse conflito mundial, características da literatura de Jeff Shaara. O romance leva aos leitores ao coração de um dos maiores conflitos da História e os põe cara a cara com personagens capazes de causar um impacto permanente no espírito humano.