5 Livros indispensáveis para os fãs dos seriados ‘Chaves’ e ‘Chapolin’
Não importa o que os frustrados mal humorados possam esbravejar nas redes sociais, se você teve a sua infância pautada em algum momento das últimas três décadas, com certeza os seriados do Chaves e Chapolin fizeram parte dela. E o falecimento de Roberto Bolaños, o gênio por trás da criação desses cativantes personagens, não deixa de ser uma mágoa e um lembrete de que a nossa criança interior está ficando cada vez mais distante,… Mesmo que sem querer, querendo.
É claro que ainda esperamos que o SBT reprise os episódios do seriado durante muitos e muitos anos, ou pelo menos enquanto o Sílvio Santos ainda estiver na ativa, mas para ajudar a imortalizar o trabalho de Bolaños, resolvemos homenagear este grande artista ao melhor estilo do DpM, separando alguns excelentes livros que abordam a sua obra.
✔ Chaves – a História Oficial Ilustrada, Editorial Televisa

O leitor está diante de uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos quase sessenta anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano. Um fenômeno que, acompanhado por um espetacular grupo de comediantes, superou a popularidade de outros grandes nomes da comédia, como Charles Chaplin.
✔ Chaves: De um Sucesso, de Pablo Kaschner

Mesmo assim, mantêm boa audiência, e já se vão mais de 20 anos de sucesso desde a estréia por aqui. Uma verdadeira façanha, visto que a televisão, cada vez mais, tem se mostrado um veículo de programas efêmeros sobretudo na área do entretenimento.
✔ Diário do Chaves, de Roberto Gómez Bolaños

Primeiro livro de ficção sobre Chaves a ser lançado no Brasil, Diá;rio do Chaves desvenda histórias nunca reveladas pelo personagem na série de TV, que há; quase 20 anos vem alcançando altos índices de audiência no país. A obra traz ainda ilustrações feitas pelo autor. O livro já; vendeu mais de 30 mil exemplares no México e teve os direitos vendidos para EUA, Argentina e Espanha.
Nascido na Cidade do México em 1929, o ator e diretor Roberto Gómez Bolaños é conhecido em mais de 30 países como o personagem Chaves, protagonista da série de TV homônima. Com seis filhos e doze netos, é casado com a atriz Florinda Meza, que interpretava a personagem Dona Florinda em seu programa. Bolaños lançou também o livro de poesia Y También Poemas, que se tornou best-seller imediato nos países de língua espanhola.
✔ Chaves e Chapolin – Sigam-me os Bons!, de Luis Joly e Fernando Thuler

Mais curiosidades, mais informações, um guia dos mais importantes e famosos episódios, um quis com quase 600 perguntas. E, para completar a festa, cifras de algumas das inúmeras canções que são sucesso nos programas, para você ler, reler, tocar e cantar.
✔ Seu Madruga – Vila e Obra, de Pablo Kaschner

Seu Madruga – Vila e Obra presta homenagem a este personagem que, mesmo devedor confesso e trambiqueiro inveterado, conquistou o púbico graças tão somente ao seu carisma. Sua imagem talvez só não seja mais reproduzida em camisas que a de Che Guevara. Um verdadeiro ícone pop! Filósofo de doutrina bem particular, os ensinamentos deste velho lobo do mar estão na ponta da língua de crianças, jovens, adultos e idosos. Quem não concorda que ‘a vingança nunca é plena; mata a alma e a envenena’? Ainda que nem sempre suas atitudes condigam com seu discurso (sim, ele é humano! Sagradas são as dívidas), Seu Madruga provou morar não só no 72; mas no coração de milhares, milhões de fãs.