7 Livros incríveis sobre o melhor amigo do homem
No mês passado eu infelizmente acabei perdendo a minha cadela da raça Pitbull, uma companheira que esteve fielmente ao meu lado nos últimos 14 anos da minha vida. Durante este longo período, eu e a Akasha tivemos grandes momentos e até vivemos algumas aventuras, como na vez em que ela foi roubada ainda filhote e eu, na cara e na coragem, invadi a casa onde ela era mantida cativa e resgatei a minha cadela, além de distribuir alguns socos na cara do meliante que a mantinha, claro. Uma história que um dia pretendo contar aqui em nossa coluna de Crônicas Diurnas.
Eu considero os cães como uma das maiores conquistas da humanidade. Desde que começamos a domesticá-los, cerca de 15 mil anos atrás, eles foram nossos colegas, conselheiros, socorristas, provedores, seguranças e, o mais importante, nossos melhores amigos. Não é surpresa que esta espécie, que desempenha um papel tão importante em nossas vidas, tenha inspirado algumas histórias incríveis. E para homenagear este companheiro canino, o DpM selecionou alguns dos melhores livros sobre os cães.
✔ O Filósofo e o Lobo, de Mark Rowlands

Os animais eram fofos, de olhos amarelos, com pais imponentes. O criador não aceitava cheque. Rowlands correu até um caixa eletrônico para sacar os 500 dólares pedidos. Nos primeiros 15 minutos em seu novo lar, o filhote Brenin, de seis semanas, destruiu as cortinas e o sistema de ar-condicionado central.
Mais 500 dólares foram gastos. Assim, ficou clara a necessidade de treinar Brenin para conviver com seres humanos – e de levá-lo consigo a todo lugar. Na universidade, ele ficava deitado embaixo da mesa do professor. Uivava quando a aula se tornava tediosa. Roubou o almoço de uma aluna apenas uma vez.
Rowlands e Brenin passaram 11 anos juntos. A intimidade dos dois, tanto física como mental, deu origem a esta autobiografia, que mescla filosofia de lobos, filosofia de humanos e observações sobre os laços entre as pessoas e os animais. Antes de morrer, na França, Brenin apreciou pain au chocolat por dias a fio, provocando no autor reflexões sobre Kant, o tempo e o “eterno retorno” de Nietzsche. Ao falar do que podemos aprender com lobos, Rowlands engrandece um livro de memórias sobre a vida com um animal, tornando-o uma obra mais profunda e marcante, um ensaio sobre o significado de um verdadeiro companheirismo. (Editora Objetiva)
✔ O Farejador: Uma Investigação de Bernie e Chet, de Spencer Quinn

Narrado pelo perspicaz Chet, O farejador confirma o que todos os fãs de cachorros suspeitavam havia muito tempo: os cães não são apenas mais divertidos do que os humanos, mas também podem ser mais espertos. (Editora Record)
“Chet é uma combinação de tudo o que nós mais gostamos nos cachorros: como eles amam a vida e como eles nos amam. “ – Stephen King
✔ O Chamado Selvagem, de Jack London

O chamado selvagem conta a história de Buck, um cão da raça são-bernardo que vivia feliz em um sítio onde não precisava defender seu território. A vida de Buck, entretanto, mudaria totalmente quando um dos empregados do lugar o sequestra e vende. Por ser forte e muito peludo, Buck se torna um cão de trenó. No árduo trabalho através de regiões geladas em jornadas que começavam antes da aurora e terminavam após o crepúsculo, Buck passaria a viver sob a lei do porrete e dos caninos. Submetido a condições extremas, acossado pela violência dos homens, do ambiente e dos outros cães de trenó, Buck se transformará aos poucos em uma fera selvagem, cada vez mais atraído pelo chamado de seus ancestrais, que reclamam uma vida livre e desimpedida, perigosa e desafiadora, caçando durante o dia e uivando para a lua à noite, em uma celebração contínua da vida selvagem.
✔ Rin Tin Tin: A Vida e a Lenda, de Susan Orlean

Durante os dez anos seguintes, Rinty estrelou 23 sucessos do cinema mudo que salvaram o estúdio da falência e fizeram dele o cão mais famoso de todos os tempos. No auge da popularidade, Rin Tin Tin foi o campeão de bilheteria de Hollywood. Ao longo das décadas seguintes, Rinty e seus descendentes fizeram a conturbada jornada do cinema mudo ao falado, do preto e branco à cor, do rádio à televisão, culminando no seriado de TV As Aventuras de Rin-Tin-Tin, um dos mais populares programas da época do baby boom. O legado do cão herói foi consolidado por Duncan e alguns outros como Bert Leonard, o produtor do seriado da TV, e Daphne Hereford, a proprietária do atual Rin Tin Tin, que dedicaram a vida para assegurar a imortalidade da lenda. Na essência de Rin Tin Tin a Vida e a Lenda há um tocante estudo do duradouro vínculo entre os humanos e os animais. (Editora Valentina)
✔ Seu Cachorro é um Gênio!, de Brian Hare e Vanessa Woods

Ou seja, a domesticação deu a eles um novo tipo de inteligência social. Neste livro inovador, o cientista Brian Hare e a jornalista Vanessa Woods trazem à tona a história e os caminhos que levaram à descoberta que vai mudar para sempre o que sabemos sobre os cães e como treiná-los. De forma simples e acessível, mas com a autoridade de um expert, conheceremos todos os detalhes dessa incrível jornada pela mente canina, abrangendo todo tipo de raça – do simpático labrador ao exótico cão cantor da Nova Guiné, das miniaturas ao tão falado shih tzu. A revolução já começou! Seu Cachorro é um Gênio! é o livro definitivo sobre cães. (Editora Zahar)
✔ A Sabedoria dos Cães, de Gotham Chopra e Deepak Chopra

Com extrema sinceridade, A Sabedoria dos Cães: Três Gerações, Dois Cães e a Busca por uma Vida Feliz oferece iluminação, conforto e um pouco de diversão na medida certa e se mostra como uma das mais perspicazes, espirituais e autênticas obras da família Chopra.
A chegada do filhote de samoieda, Nicholas, nos anos 80, virou a família Chopra de cabeça para baixo, e recentemente com Cleo, uma vira-latas com problemas alimentares, eles perceberam como os cães ensinaram à família curiosidade e sabedoria, abertura mental e paixão, e também sobre lealdade e respeito da forma mais profunda. Esta obra nasce assim, desse aprendizado com a chegada do primeiro cão à família Chopra décadas atrás, que foi recebido com certas reservas pelo pai até se tornar um membro familiar e motivo frequente de conversas e filosofias. Eles logo perceberam que as qualidades observadas e admiradas de seus animais de estimação eram valores que nós, humanos, deveríamos alimentar dentro de nós. E demonstram como esses amigos têm muito a ensinar. (Editora Leya)
✔ Os Vira-latas do Sucesso, de José Carlos de Aragão

Por isso, ele pediu a Totó, Caçula, Lord, Dado, Pitty, Bulla, Xereta e até ao mal-humorado Nick que o ajudassem a denunciar esse problema que, infelizmente, é real e acontece todos os dias por aí.
Escrito inicialmente como peça de teatro, o texto foi convertido em prosa narrativa e sai agora publicado nessas duas versões: de um lado, o texto dramatúrgico, pronto para ser encenado na escola, na família, no clube, na vizinhança; de outro, virando-se o livro ao contrário, o texto narrativo. Duas capas que dialogam entre si e com o leitor, dois registros de uma mesma história que diverte, emociona e faz pensar. (Editora Autentica)