A glória do glorioso
O Prelúdio
Eu comprei apenas 7 latinhas de cerveja. Pode parecer pouco para encarar os 90 minutos de tensão de uma final, mas já a alguns anos eu revivia aquele momento, e já estava suficientemente treinado e calejado quanto ao procedimento, uma lata de cerveja a cada 15 minutos, três para cada tempo de jogo e uma para o intervalo,… mas se você é o tipo de pessoa que se liga nos números, eu te diria que sete também era o número da camisa do Garrincha.
A rotina era a mesma, o adversário também,… porém,.. já estava profetizado que o final seria diferente (veja o vídeo abaixo).
A Emoção
Quais palavras privilegiadas seriam selecionadas por Armando Nogueira para serem ditas sobre essa vitória?

De alguma forma eu sabia de tudo,… do jogo duro, dos cartões e expulsões, dos pênaltis, e principalmente do que o Botafogo era capaz. Eu sabia do bom dia do goleiro Jefferson,que o pênalti inimigo seria defendido, porque era assim que tinha que ser a conclusão de uma saga que vinha tendo suas batalhas repetidas vezes sendo decidida dessa forma.E sendo perdidas, não pela forças externas, mas sim por fraquezas internas.Eu sabia que aquilo acabava ali.
A emoção de gritar campeão para o botafoguense é diferente, é algo que só pode sentir quem escolheu a estrela solitária para seguir, e isso, não tem como eu explicar aqui. Não somos a maior torcida porque torcer para o Botafogo é para poucos, para uma seleta minoria capaz de escolher trilhar o caminho mais difícil, o mais sofrido, ao invés do caminho “fácil” da maioria ‘burra”.
A gozação
Se o flamengo tivesse analisado a trilogia Star Wars na concentração, saberiam que “O Império Contra-Ataca”, mas no final “ O Retorno é de Jedi”. A própria história nos ensina que todos os impérios estão fadados a ruir com execuções sumárias de seus regentes,e tenho certeza que é isso que a massa, o povo, a multidão, vai querer agora, a cabeça do seu imperador.

Veja só, o ano mal começou e o meu Botafogo já conquistou três taças, na raça e na disposição, ignorando toda a descrença da imprensa, …esse time só me dá alegria.
Consideraçõs finais
Estando longe de casa, eu comemorei sozinho esse título, mas tem alguns botafoguenses ilustres que fazem parte da minha formação alvinegra e da minha vida, que eu gostaria muito de ter abraçado nesse momento de glória,…meu pai, meu primo Alberto, meu amigo Serjão, e principalmente meu Tio Carlos.